Funesa promove o SensibilizaCEO para a odontologia

Ação é voltada aos Centros de Especialidades Odontológicas

Durante dois dias, esta segunda e terça-feira, 24 e 25, os trabalhadores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), terão oportunidade de assistir palestras, curso e interagir entre eles no I SensibilizaCEO, capacitação promovida pela Coordenação dos CEOs (COCEO) para melhorar os serviços prestados pelas unidades e fortalecer os vínculos entre os profissionais.

De acordo com Sthephany Barreto, coordenadora dos CEOs estaduais, a capacitação é fruto de recursos oriundos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ/CEO) e uma orientação do Ministério Público Estadual (MPE), visando melhorias no atendimento ao usuário do SUS.

“Pelo próprio pedido dos servidores, trouxemos para o evento as capacitações em primeiros socorros e atualização terapêutica. E quando a gente fala em humanização, a gente fala em todos os sentidos, fortalecendo vínculos entre os profissionais das unidades, melhorando a comunicação e levando um atendimento mais humanizado e eficaz”, explicou a coordenadora.

Érick Luís, assistente administrativo do CEO do município de Laranjeiras, elogiou a iniciativa da Funesa e falou da expectativa para os dois dias de capacitação. “Os cursos e palestras farão com que a gente trabalhe melhor em prol do usuário, beneficiando tanto ele quanto os trabalhadores dos CEOs, além da possibilidade de a gente entrar em contato com as outras pessoas que também fazem esse serviço em outros municípios”, frisou.

Neste primeiro dia de evento, cirurgiões-dentistas, assistentes de saúde bucal e assistentes administrativos acompanham pela manhã e tarde palestras voltadas para a importância e corresponsabilidade na produção e sobre o relacionamento humanizado entre servidores e usuários, além de temas divididos por categoria.

Ana Márcia Menezes de Oliveira, que esteve à frente da COCEO durante dois anos, 2015 e 2016, e hoje é diretora de Atenção à Saúde do município de Aracaju, abordou o primeiro dos temas citados acima. “É dividir a responsabilidade da assistência à saúde com o trabalhador e com a gestão. Não é só fazer o que a gestão determina ou o que ‘está escrito’, mas como profissional liberal, profissional de saúde a gente também tem a nossa obrigação e tem que se responsabilizar pelo usuário”, afirmou.

Na terça, também em dois períodos, os servidores tiram dúvidas acerca do acordo coletivo firmado entre sindicato e Funesa e participam de um curso básico em primeiros socorros conduzido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

Mesa de abertura

O diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, deu as boas-vindas aos servidores, agradeceu a grande participação dos profissionais, parabenizou a COCEO pela organização da capacitação e manifestou sua opinião sobre a importância da realização do evento.

“Além de estar reunindo todo mundo, a ideia aqui é justamente debater e sensibilizar toda o quadro de pessoal dos CEOs. A intenção é sempre levar o melhor serviço para os profissionais, para a gestão e, principalmente, para o usuário, que é a razão de todos nós estarmos aqui. Que a gente possa sair da capacitação com o coração mais aguerrido para trabalhar ainda mais em nome dos usuários”, destacou.

Representando o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, o diretor de Atenção à Saúde, da Rede Estadual de Saúde, João dos Santos Lima Júnior, trouxe o abraço do secretário e falou da “importância em juntar, aproximar, unir os colegas dos CEOs”. Para ele, a atenção especializada dos CEOs sergipanos se comunica totalmente com a Atenção Primária.

“A demanda dos pacientes usuários do Sistema vem da Atenção Primária. Então é trabalhar essa conexão melhor, trabalhar as dificuldades que hoje existem. Essa aproximação é importante para saber o quanto a secretaria pode contribuir nesse processo, junto com a Funesa”, disse.

Além das presenças de Adriel Alcântara, João Júnior e Ana Márcia, a mesa de abertura do I SensibilizaCEO contou ainda com Ana Paula Vieira, coordenadora estadual de Saúde Bucal, Marcos Luis Macedo de Santana, presidente do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas de Sergipe (Sinodonto), e Anderson Lessa Siqueira, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

Fonte e Foto: ascom Funesa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais