Gestores e técnicos da Saúde participam de congresso

Evento se estende até a quinta-feira, dia 4 (Foto: SMS)

Com o objetivo de qualificar a gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) e se preparar para a construção do Plano Municipal de Saúde no período 2018-2021, gestores da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju participam de debates importantes sobre a atual conjuntura do SUS. Com o tema “Estado e Democracia: o SUS como direito social”, está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal (RN), o III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. O evento teve início na última terça-feira e se estende até esta quinta-feira, 4.

Segundo a assessora técnica de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, vários debates estão sendo realizados e apontam desafios para o Planejamento Estratégico no âmbito dos municípios. “O tema do financiamento no SUS está em debate e necessitamos fortalecer os instrumentos de gestão de acordo com o decreto 7.508 de 2011, para que possamos garantir o custeio mínimo no âmbito da atenção básica e vigilância em saúde”, explicou a técnica.

Sayonara adianta que a troca de experiência no congresso vai ajudar os gestores a pensarem estrategicamente o planejamento integrado e ascendente na discussão de modelo de atenção à saúde que se deseja no SUS municipal, visando a construção do plano de saúde.

Para a diretora da Assessoria de Planejamento da SMS, Waneska Barboza, os debates do momento são fundamentais para o futuro da saúde pública no país. “Estamos discutindo o financiamento do SUS e como vamos nos organizar para executar a política de saúde, que requer um planejamento eficiente, e nesse movimento vamos organizar e fortalecer os nossos instrumentos de gestão para garantir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, considerou.

Prática exitosa

Durante o congresso, representantes da Secretaria Municipal da Saúde apresentaram a experiência exitosa do trabalho do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF), voltado para as praticas educativas previstas no Programa Saúde na Escola (PSE). Esse trabalho considerou a importância de um novo significado da promoção da saúde no processo de trabalho do enfermeiro, com práticas respaldadas em teorias de enfermagem para a construção sistematizada e organizada da assistência no ambiente escolar.

“Assim como também é imprescindível o investimento no componente III do PSE para uma formação mais condizente e continua dos profissionais de saúde e educação para que estes gerem praticas educativas contextualizados e aprimoradas para a comunidade escolar”, garante a técnica do Programa Saúde na Escola, enfermeira  Ilziney Simões, também participante do congresso.

Fonte: ASCOM/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais