Com convênio, Governo terá quatro carretas de prevenção ao câncer

Governo poderá ter até três carretas de prevenção ao câncer (Foto: ASN)

O governador Belivaldo Chagas (PSD) e o diretor do Hospital do Câncer de Amor em Barretos (SP), Henrique Prata, iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 11, uma série de visitas técnicas em unidades ligadas à saúde para estudar parcerias. Hoje, foram visitadas a Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, em Aracaju, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e houve, também, uma participação em uma palestra no Ministério Público Estadual (MPE) sobre acolhimento humanizado de pacientes.

No mês de fevereiro, o Governo do Estado autorizou a abertura de licitação para aquisição de mais uma carreta da mulher. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) conta com duas: a recém-adquirida em contrato com a empresa Morumbi e uma carreta voltada para a saúde do homem. Com o convênio que será assinado na terça-feira, 12, o Governo possuirá quatro desses veículos, que são voltados para o tratamento preventivo do câncer. Ele prevê que o veículo da cidade de Lagarto, recebida por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Hospital de Barretos, passe a atender pela Rede Estadual.

Belivaldo quer aumentar atendimentos preventivos aos pacientes (Foto: Portal Infonet)

Belivaldo assegurou que o objetivo geral da gestão na área da saúde é aumentar os atendimentos no CAISM. “Temos na carreta de Barretos equipamentos mais modernos do que temos hoje, essa é a verdade. Me deparei com uma senhora que vai ser a primeira paciente a ser atendida na carreta hoje, e nos informou que espera há dois anos por uma mamografia. Ela mora em Aracaju. Precisamos acabar com isso. Nosso objetivo é melhorar a capacidade de atendimento, melhorar nossa resolutividade e o índice de satisfação do paciente de modo geral”. Questionado sobre como a administração poderia arcar com os custos, levando em consideração a delicada situação financeira do Estado, Belivaldo disse que “iria atuar dentro da área com os recursos destinados à Saúde”.

Henrique Prata elogia unidades de Sergipe (Foto: Portal Infonet)

Henrique Prata, diretor do Hospital de Amor de Barretos, referência no tratamento de câncer do país, elogiou as unidades visitadas aqui em Sergipe. “A primeira virtude que tive oportunidade de enxergar claramente é fomentar na formação básica o valor da medicina e família. Vim a um convite do governador para entender como que é a medicina aqui. Tive a oportunidade de conhecer uma UBS bem estruturada e bem organizada, mas que falta a essência do médico com formação e especialidade. Temos de enxergar tudo e ver onde podemos ajudar. Tudo o que vi até agora é de boa avaliação, boa intenção, de valores, com dignidade. Agora, vamos aprofundar o conhecimento”.

As visitas técnicas continuam na próxima terça-feira, 12, por Henrique Prata e sua equipe. A solenidade para assinatura do convênio para aquisição de uma nova carreta do câncer acontecerá às 14h30, no Palácio dos Despachos.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais