(Foto: SES) |
O número de pacientes atendidos de janeiro a novembro de 2013 pelo Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), localizado em Lagarto, já é superior ao registrado em todo o ano passado, segundo os relatórios gerenciais e de produção da unidade, administrada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). De acordo com o balanço, até novembro deste ano, o HRL já havia assistido 58.093 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), número 0,5% maior ao de todo o ano de 2012, quando a unidade atendeu 57.787 pacientes.
O total de atendimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, cirurgia geral, administração de medicamentos, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem, também aumentou. De janeiro a novembro deste ano, o HRL já realizou mais de 108 mil procedimentos, o que representa 1,5% a mais do que o número verificado no mesmo período do ano passado.
Foi o bom atendimento recebido pelo Hospital Regional de Lagarto que fez o autônomo Vítor da Silva Rocha, 29, buscar, pela segunda vez, a unidade. Morador de Campo do Brito, na região Agreste, Vitor se queixava de tosses persistentes e afirmou ter sido muito bem assistido. “Quando desloquei o ombro, há dois anos, fui muito bem atendido aqui. Então, como já conhecia o serviço e gostei muito, resolvi vir direto para cá”, explicou o autônomo que, depois de passar pela Classificação de Risco e pela consulta médica, submeteu-se a um Raio X na região torácica.
Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, o HRL consolidou ainda mais o papel junto à Rede Estadual de Urgência e Emergência. “Mesmo com as dificuldades encontradas para contratar novos médicos, principalmente em pediatria e ortopedia, duas especialidades que ainda há carência de profissionais no mercado, o Hospital de Lagarto vem avançando na prestação dos serviços à população, sendo importante não apenas para os moradores da região Centro-Sul, mas também de municípios do Agreste e do Sul do Estado, além das cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe”, explicou.
Ainda de acordo com Oldegar Alves Júnior, “um dos grandes avanços registrados pelo HRL este ano deu-se no segmento cirúrgico. O Centro Cirúrgico foi otimizado e, hoje, o Hospital de Lagarto já é uma referência em ortopedia. Tanto assim que das 1.100 cirurgias realizadas entre janeiro novembro deste ano, 875 foram ortopédicas”, justificou. Ativado em abril de 2012, desde então o Centro Cirúrgico da HRL já realizou quase 1.500 cirurgias, das quais 1.067 na área de ortopedia.
Responsável por garantir a cobertura assistencial aos 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Poço Verde, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas e Tobias Barreto), o HRL funciona há 3 anos e meio, sendo umas das principais obras estruturais concebidas pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O HRL é o primeiro hospital do interior sergipano a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B