Neste sábado, 1º de setembro, das 8h às 14h, a equipe do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará no município de Itabaiana para realizar o cadastro de medula óssea no Colégio Estadual Murilo Braga. O trabalho tem como objetivo ampliar o número de sergipanos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e colaborar com o tratamento de saúde de Benjamin Alves.
O menor busca por um doador compatível para realização do transplante da medula, inscrito no registro nacional que é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). As informações dos candidatos a doador ficam armazenadas nesse banco de dados, que diariamente realiza o cruzamento das informações com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
Para fazer a inscrição junto ao cadastro de doador de medula, é preciso ter entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do registro o voluntário deve apresentar um documento oficial com foto e preencher um formulário com informações pessoais.
Na segunda etapa de adesão ao serviço é coletada uma amostra com 4 ml de sangue. Esse material é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA), testes que pesquisam as características genéticas do doador para verificar se há compatibilidade entre o paciente (receptor), que necessita do transplante de medula.
As pessoas interessadas também poderão realizar seu cadastro no serviço de Captação de Doador no Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.
Serviço
O QUÊ: cadastro para doador de medula óssea
QUANDO: sábado, 1º de setembro, das 8h às 14h
ONDE: Colégio Estadual Murilo Braga, localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 659 – Serrano, Itabaiana
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B