Hemose registra 7.144 novos cadastros de medula óssea

O Hemose registrou 7.144 novos cadastros (Foto: Arquivo Infonet)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 7.144 novos cadastros de candidatos à doação de medula óssea. O resultado alcançado em 2014 é fruto da intensificação das campanhas para captar novos cadastros destinados ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), sistema criado para encontrar doadores compatíveis para realização do transplante da medula.

A gerente de Ações Estratégicas do Hemose, assistente social Rozeli Dantas, contou que “as campanhas de solidariedade foram as responsáveis pelo número dos novos cadastrados. Estamos engajados em conquistar ainda mais pessoas porque a doação de medula é muitas vezes a única chance de vida de quem precisa do transplante”.

Rozeli informou que, durante o ano, foram as parcerias firmadas com unidades de ensino pública e privada, instituições religiosas e empresas que conquistaram novos cadastros. “Estamos sempre com as portas abertas e dispostos a nos unir com os grupos e instituições que se disponibilizam em colaborar com esta causa”, frisou.

A AmBev, Universidade Tiradentes, Igreja Batista, Instituto Federal de Sergipe, campus em Nossa Senhora da Gloria, Feira de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Muribeca, Colégio Arquidiocesano, através do evento promovido pelo Movimento Escalada, Colégio Americano Batista, foram algumas das empresas e instituições que desenvolveram campanhas em 2014.

O destaque foi para a campanha organizada pelos familiares da pequena Maria Luiza. Realizada no mês de novembro, a mobilização ‘Todos por Malu’ conquistou 2.598 novos cadastros. “Fizemos coletas externas nos municípios de Tomar do Geru e Itabaianinha, pois a várias pessoas dessas cidades se engajaram para ajudar Malu”, ressaltou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Estimativas

Para 2015, o Hemose espera superar o número de cadastros do ano anterior. “Percebemos que as pessoas estão mais conscientes da importância desse gesto, e o nosso trabalho é levar cada vez mais informações sobre o cadastro de medula óssea visando conquistar a adesão de mais pessoas para esta causa de amor ao próximo”, conclui a gerente Rozeli Dantas.

Para se cadastrar é preciso ter de 18 a 55 anos de idade, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e estar em bom estado geral de saúde. Os voluntários preenchem um formulário com informações pessoais. Em poucos minutos é retirada apenas uma amostra com 5 ml de sangue. O material é encaminhado para análise no Laboratório de Histocompatibilidade (HLA), que verifica as características genéticas entre o doador e o receptor.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais