Hospital Universitário promove capacitação em cuidados paliativos

O debate acontece até o sábado, 4 (Foto: HU/EBSERH)

A Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) realiza até sábado, 4, em seu auditório, o I Curso de Capacitação em Cuidados Paliativos do HU-UFS, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a enfermeira Samara Lopes, membro da comissão, o evento tem como principal objetivo difundir um tema que ainda gera muitas dúvidas. “Essa é uma modalidade de cuidado que não objetiva mais a cura do paciente, mas o seu conforto, por meio do alívio de sintomas físicos, psíquicos. São conceitos que precisam ser divulgados entre os profissionais de saúde. Nesse primeiro evento só estamos atendendo ao público interno do hospital, mas tivemos 180 inscritos, incluindo estudantes”, informou Samara.

“No segundo semestre pretendemos fazer uma outra edição, pensando em contemplar o maior número possível de profissionais”, complementou a enfermeira.

OMS

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Com esse entendimento consolidado, a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, abriu o evento. “O cuidar vai acontecer sempre, mas existem os limites, como também existe a dignidade do paciente, que deve ser respeitada. Pesquisas mostram que 20% dos pacientes internados têm doenças crônicas e entendo que o cuidar não é só a medicação, a fisioterapia, vai muito além de tudo isso”, expôs.

Também estiveram na mesa de abertura o gerente de Ensino e Pesquisa, Roque Almeida; o gerente de Atenção à Saúde, Marcos Albuquerque; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ana Paula Lemos; a chefe do Serviço de Oncologia do HU, Karina Ferreira e a presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos, Vanessa Dias, que foi a primeira palestrante do dia.

“Entre os princípios dos cuidados paliativos estão a promoção do alívio da dor e de outros sintomas desagradáveis, além de não acelerar e nem adiar a morte, afirmar a vida e considerar a morte como um processo normal, que ocorrerá com todas as pessoas”, pontuou Vanessa.

A programação segue com a palestra Aspectos Éticos e Jurídicos, do especialista em Direito Médico Pedro Lisboa Prado; Abordagem e Manejo do Sofrimento Psíquico, com a psicóloga Márcia Santos; Náuseas, Vômitos, Constipação e Diarreia, com a médica Rívia Amorim; e Dispneia, com a médica Paula Santos.

Confira as programações para a sexta e o sábado:

Sexta (03/08)
8h – Abordagem e Manejo da Dor – Farmacológico – Vera Maria Silveira Azevedo (Médica)
9h – Abordagem e Manejo Nutricional do Paciente em Cuidados Paliativos – Mayara Camila de Lima Canuto (Nutricionista)
10h – Coffee Break
10h15 – Cuidados do Fim de Vida – Maria do Carmo Araújo Reis Oliveira (Médica)

Sábado (04/08)
8h – Abordagem e Manejo Sócio Familiar – Luciana Santos Bittencourt (Assistente Social)
8h30 – Abordagem e Manejo da Dor – Não farmacológico – Karla Mendonça Rodrigues (Fisioterapeuta)
9h – Fadiga, Inapetência e Hiporexia – Cristiane Figueiroa Daltro (Médica)
10h – Coffee Break
10h15 – Hipodermóclise – Samara Oliveira Lopes ( Enfermeira)
11h -Encerramento

Fonte: Hospital Universitário de Sergipe -EBSERH

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais