Huse: nova radioterapia começará a funcionar em dezembro

Segundo o secretário, a fila para o tratamento será zerada 

E a atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dá mais uma boa notícia que é esperada ansiosamente há anos pela população: a nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) começará a funcionar no próximo mês. O secretário da Saúde, Almeida Lima, fez o anúncio nesta sexta-feira, 17, e ressaltou a importância da nova unidade para o tratamento dos pacientes com câncer.

“O acelerador linear da nova radioterapia do Huse já foi instalado, está em fase de testes e em dezembro o equipamento começará a operar. Assim, gradativamente, iniciaremos os atendimentos aos pacientes. Com muito empenho e vontade de melhorar a saúde pública de Sergipe, conseguimos importar o aparelho do Canadá e daremos uma nova realidade ao tratamento dos pacientes oncológicos”, disse.

O secretário assegurou ainda que, com a nova unidade de radioterapia do Huse, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. “No hospital, hoje, funciona uma radioterapia e quando assumimos a pasta o equipamento estava quebrado e existia uma fila de 600 pessoas a espera do tratamento. Então, imediatamente recuperamos o aparelho que, inclusive, parou de quebrar, e conseguimos diminuir a fila para 142 pacientes. E com a nova unidade, duplicaremos os atendimentos e vamos zerar esta fila em pouquíssimo tempo. Com certeza, a ampliação da radioterapia é um marco na saúde pública de Sergipe e isso prova que estamos no caminho certo”, declara Almeida Lima.

Acelerador linear

O aparelho é um acelerador linear CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais).

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais