
Durante o período junino, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou um aumento significativo no número de atendimentos a pacientes vítimas de queimaduras, especialmente aquelas provocadas por fogos de artifício. De acordo com dados preliminares do setor de Pronto-Socorro/Urgência e Emergência, entre os dias 1º e 29 de junho de 2025, mais de 50 pessoas foram atendidas com algum tipo de queimadura, sendo 36 delas relacionadas diretamente ao uso de fogos.
Somente na última semana do mês, entre os dias 23 e 29, foram contabilizados 24 atendimentos por queimaduras, das quais 19 foram causadas por fogos. As demais envolveram acidentes com líquidos ferventes, substâncias químicas e outras fontes.
Na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do hospital, foram registradas 15 admissões no mês de junho, sendo 7 delas em decorrência do uso de fogos. Dos pacientes internados por esse tipo de ocorrência, seis são homens e uma é mulher.
Em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma leve redução no número total de internações por queimaduras. No ano anterior, foram 28 admissões na UTQ em junho, com 9 casos provocados por fogos — todos envolvendo pacientes do sexo masculino.
Cuidados em casos de queimaduras
– Resfriar a área queimada: Lave o local com água corrente fria por, pelo menos, 10 minutos.
– Não use receitas caseiras: Evite passar manteiga, pasta de dente, óleo ou outros produtos que podem agravar a lesão.
– Cubra o local: Proteja a área com um pano limpo ou gaze estéril até a chegada ao hospital.
– Procure atendimento médico: Em casos de queimaduras extensas, bolhas, queimaduras em rosto, mãos, pés ou regiões íntimas, procure imediatamente uma unidade de saúde.
por João Paulo Schneider