![]() |
Huse registra queda no número de queimados na primeira quinzena de junho (Foto: ASN) |
A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência registrou, na primeira quinzena de junho, apenas cinco atendimentos a vítimas de queimaduras por fogos de artifício, sendo quatro adultos e uma criança. O número representa uma queda de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O Huse é referência no estado para o tratamento das vítimas de queimaduras.
“O movimento nos primeiros 15 dias de junho foi considerado tranquilo, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando realizamos oito atendimentos, sendo destes, seis adultos e duas crianças. Apesar da redução do índice, é preciso lembrar a população dos cuidados ao manusear os fogos de artifício. Os usuários devem estar equipados com luvas grossas de pano, camisas de manga longa e calças jeans”, destaca a cirurgiã plástica da UTQ do Huse, Moema Santana.
Para garantir mais agilidade e conforto aos pacientes lesionados por queimaduras, a equipe multidisciplinar do Huse vem realizando desde o início do mês de junho uma série de ações. A estrutura foi ampliada e o quantitativo de profissionais foi reforçado para garantir ainda mais assistência à população.
Foram montados quatro leitos na ala D do setor de Internamento da unidade hospitalar. A medida tem a finalidade de diminuir os riscos de infecções no paciente lesionado por queimadura e ampliar a oferta de leito hospitalar para este tipo de caso. Além disso, de 21 a 25 de junho e de 28 a 30 de junho, a equipe estará em alerta por ser o período mais crítico. A equipe está composta com dois cirurgiões plásticos e um auxiliar.
“Ao chegar à unidade, o paciente queimado será avaliado e receberá o atendimento adequado de acordo com o quadro clínico. Os pacientes mais graves serão encaminhados para o centro cirúrgico e, posteriormente, para as internações. Os pacientes com casos mais simples receberão atendimentos ambulatoriais e, em seguida, serão liberados”, lembra a gerente da Unidade de Tratamento de Queimados, Wandressa Nascimento.
Cuidados
A médica Moema Santana lembra como proceder nos casos de acidente com queimaduras. “A primeira iniciativa é colocar a área lesionada sob água corrente e fria. Isso deve ser feito pelo máximo período de tempo possível para esfriar a lesão. Se o local não é resfriado, a lesão vai aumentar e o calor se dissipará pela área atingida queimando até outras áreas", explica.
Outra orientb ção é não colocar nenhum tipo de substância no local lesionado. "Por questões culturais, existe a atitude errada das pessoas em colocarem algumas substâncias, como pó de café, cremes contra assaduras ou até mesmo manteiga. Isso não deve ser feito, pois aumenta consideravelmente os riscos de infecção. O que deve ser feito é colocar apenas a água fria e de forma corrente, em seguida, encaminhar o paciente a um hospital para obter cuidados especializados", explicou.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B