Redução mais impactante está relacionada às motonetas |
O número de pacientes que deu entrada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), vítimas de acidentes envolvendo motos e motonetas, diminuiu significativamente. A constatação veio através das estatísticas do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), que contabilizou o atendimento a 6.965 usuários do SUS desta natureza em 2016.
De acordo com o levantamento anual, foram 6.874 vítimas de acidentes com moto no ano passado, 5,73% a menos que em 2015, quando foram registrados 7.292 atendimentos deste tipo. A redução mais impactante está relacionada às ocorrências com motoneta: foram 91 pacientes com este perfil em 2016 e 219 no ano anterior, o que equivale a uma diminuição de 58,44%.
“Essa redução foi percebida no dia a dia da unidade, principalmente nos últimos meses. As áreas Vermelha e Verde Trauma, que recebem os pacientes deste tipo, em muitos momentos ficaram com a lotação dentro ou até abaixo da capacidade. Isso implica em qualidade de atendimento, otimização no controle do estoque do hospital, além de melhores condições de trabalho para as equipes”, avalia a superintendente do Huse, Lycia Diniz.
A gestora também destaca alguns fatores que contribuíram para a diminuição do número de vítimas de acidentes com motonetas. “O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passou a exigir a Carteira de Habilitação para guiar as chamadas motos ‘cinquentinhas’ e aumentou o valor da multa para quem não cumprir a Lei, o que, certamente, diminuiu a procura pelo veículo”, analisa.
A fiscalização dos órgãos responsáveis e os projetos educativos promovidos ao longo do ano, segundo ela, também tiveram papel importante. “A própria Secretaria de Estado da Saúde (SES) atuou com a Campanha Motociclista Vivo em escolas, postos de saúde e espaços públicos. Temos que acreditar que a nossa população está mais consciente. Boa parte dos acidentes de trânsito poderia ser evitada com educação e tolerância dos condutores dos veículos. Somente com um trabalho de cunho educativo poderemos alcançar bons resultados nesse sentido”, aposta Lycia Diniz.
Fonte e foto: Huse
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B