Instituto Vital discute acidente com animais peçonhentos

(Foto: Ascom SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Instituto Vital Brazil (IVB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) estiveram reunidos, na última segunda-feira,9, em Aracaju, a fim de discutir parcerias para o desenvolvimento de ações para capacitar profissionais no atendimento básico de saúde aos pacientes acidentados com animais peçonhentos.

Participaram da reunião os representantes das Diretorias de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, de Atenção Integral à Saúde, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), da Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

"A capacitação vai atingir, principalmente, os profissionais de Atenção Básica que são responsáveis pela assistência e encaminhamento dos pacientes, assim como a prevenção. Estamos em um momento inicial de discussão do projeto, articulando os atores estratégicos para torná-lo viável", disse Amanda Pires, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SES.

"Os acidentes com animais peçonhentos, que crescem exponencialmente, são considerados como doenças negligenciadas e, atualmente, ocupam o segundo lugar em intoxicação no Brasil", afirmou Rejane Maria Lira da Silva, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo Érico Vital Brazil, coordenador do Núcleo de Divulgação Científica do IVB, "Sergipe foi escolhido como primeiro Estado a realizar a capacitação dos profissionais de Atenção Básica no atendimento a acidentes com animais peçonhentos. Dentre as características está a suposta diversidade de animais peçonhentos devido a sistemas como a Mata Atlântica e a Caatinga".

"A Secretaria de Estado da Saúde, através das Redes de Cuidado, somadas às ações municipais, desenvolve um importante trabalho na prevenção e cuidado dos acidentes com animais peçonhentos. A parceria com o Instituto Vital Brazil, com sua experiência na produção de soros, é importante para o apoio às estratégias locais como o Ciatox, sobretudo, na capacitação das equipes de saúde e disseminação de informações ao cidadão especialmente o trabalhador do campo, potencial alvo dos acidentes", disse Antônio de Pádua Pereira Pombo, diretor de Vigilância Sanitária da SES.

Antes de iniciar a capacitação, será necessário que os pesquisadores tenham informações sobre os acidentes com animais peçonhentos. "A Vigilância Epidemiológica vai contribuir apresentando o perfil epidemiológico de Sergipe para que sejam identificados quais são os locais que têm maior necessidade de desenvolvimento do trabalho", disse Giselda Melo, diretora de Vigilância Epidemiológica da SES.

A visita também faz parte de uma agenda, iniciada em Sergipe, para popularização do trabalho do cientista Vital Brazil, inclusive o desenvolvimento do soro contra veneno de cobra e comemoração dos 150 anos do cientista e 95 anos do IVB.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais