
Nesta sexta-feira, 17, Dia Nacional da Vacinação, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) destaca a imunização como ferramenta fundamental para prevenção e proteção contra doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, após anos de queda, o Brasil registra uma retomada significativa na cobertura vacinal. A vacina Tríplice Viral D1, por exemplo, apresenta um aumento de 86,59% para 91,86% no primeiro quadrimestre de 2025. Para contribuir com esse avanço, a Sala de Vacina do Ipes oferece imunizações diversas para beneficiários e público em geral.
A responsável técnica (RT) da Enfermagem no Ipesaúde, Marcela Allana Cruz, destaca que a vacinação é um dos pilares da saúde pública e coibir enfermidades que já causaram grandes epidemias, como sarampo, coqueluche e difteria. “A imunização é essencial para prevenir o agravamento das doenças e garantir a saúde individual e coletiva. Manter as vacinas em dia é investir em saúde, qualidade de vida e proteção coletiva”, pontua.
Sala de Vacina do Ipes
A RT da Enfermagem explica que a Sala Vacina do Ipesaúde oferece grande parte dos imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Entre os mais procurados, estão o de tétano, hepatite B e influenza, principalmente durante as campanhas anuais. “A Sala da Vacina está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe capacitada para atender a todos que buscam proteção por meio da imunização”, informa.
Além dos imunizantes contra influenza e covid-19 – disponíveis para crianças, adolescentes e adultos -, na Sala de Vacina há outros variados tipos para cada faixa etária.
As vacinas para as crianças começam a partir dos 2 meses e vão até 4 anos de idade. São elas: pentavalente, pneumocócica 10, VIP (paralisia infantil), rotavírus, febre amarela, meningocócica C, DTP, VOP e ACWY.
Para os adolescentes são oferecidas às vacinas HPV e ACWY, que devem ser tomadas a partir dos 9 e 11 anos, respectivamente. Para adultos, as vacinas disponibilizadas são: influenza, hepatite B, covid-19, tétano, tríplice viral e febre amarela.
Beneficiários conscientes
No Ipesaúde, a busca pela imunização é rotina entre vários beneficiários, como Adenilda Nascimento Araújo, de 62 anos. Ela aproveitou a ida à uma consulta médica na sede do instituto para se vacinar contra a hepatite B. “Já conhecia o serviço e sei que é essencial me proteger e não esperar a doença chegar”, afirma. A usuária, que sempre orienta seus netos a se vacinarem, destaca a tranquilidade que a vacinação traz para sua saúde e para a família.
O beneficiário Isaac Campos, de 69 anos, também reforça a importância da imunização. “A vacina evita com que a gente fique doente. Quando chega a época das viroses, quem está vacinado tem sintomas mais leves”, pondera. Ele revela que o incentivo veio da televisão e que sua experiência no Ipesaúde foi decisiva para manter a rotina de vacinação. “Esse é o melhor espaço que encontrei. O atendimento é ótimo e o pessoal é muito atencioso”, completa.
Funcionamento da Sala de Vacina
A Sala de Vacina do Ipesaúde está localizada na sede do instituto, localizada na rua Campos, 177, bairro São José, em Aracaju, e funciona das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. O local atende beneficiários e público em geral: basta apresentar documento com foto, carteira vacinal e/ou carteira do SUS.
Fonte: Ipesaúde