Lacen voltará a analisar qualidade da água na próxima semana

0
Serviço de análise estava suspenso desde o ano passado (Foto:  arquivo Portal Infonet)

As análises de qualidade da água ofertada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) à população de Aracaju serão retomadas na próxima semana pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de acordo com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). O serviço está suspenso desde abril deste ano.

De acordo com a assessoria de comunicação da FSPH, todos os insumos para realização das análises da água, foram licitados e entregues pelo fornecedor. Ainda segundo a fundação já estão sendo realizadas as calibrações dos equipamentos para execução dos testes.

Entenda

As análises foram suspensas em alguns períodos de 2017, voltaram a ser realizadas em janeiro deste ano, mas em abril tiveram nova parada. Em função da falta de insumos para a realização dos exames físico-químico e microbiológico, indispensáveis na execução do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano.

Em agosto deste ano, a juíza Hercília Maria Fonseca Lima Brito, da 12ª Vara Cível de Aracaju, determinou que o Lacen, que é vinculado à Fundação Parreiras Horta, regularizasse a prestação do serviço. A decisão foi emitida através de ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor.

por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 7h49 do dia 14 de setembro para correção de informação sobre paralisação dos serviços
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais