Lacen voltará a analisar qualidade da água na próxima semana

Serviço de análise estava suspenso desde o ano passado (Foto:  arquivo Portal Infonet)

As análises de qualidade da água ofertada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) à população de Aracaju serão retomadas na próxima semana pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de acordo com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). O serviço está suspenso desde abril deste ano.

De acordo com a assessoria de comunicação da FSPH, todos os insumos para realização das análises da água, foram licitados e entregues pelo fornecedor. Ainda segundo a fundação já estão sendo realizadas as calibrações dos equipamentos para execução dos testes.

Entenda

As análises foram suspensas em alguns períodos de 2017, voltaram a ser realizadas em janeiro deste ano, mas em abril tiveram nova parada. Em função da falta de insumos para a realização dos exames físico-químico e microbiológico, indispensáveis na execução do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano.

Em agosto deste ano, a juíza Hercília Maria Fonseca Lima Brito, da 12ª Vara Cível de Aracaju, determinou que o Lacen, que é vinculado à Fundação Parreiras Horta, regularizasse a prestação do serviço. A decisão foi emitida através de ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor.

por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 7h49 do dia 14 de setembro para correção de informação sobre paralisação dos serviços

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais