Lacen envia mais 2.500 amostras para Fiocruz e credencia laboratórios

A previsão é que a Fiocruz processe os dados em 72 horas (Foto: SES)

Mais duas mil e quinhentas amostras de exames para o coronavírus foram enviadas a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) de Aracaju. A previsão é que a Fiocruz processe os dados em em até 72 horas e apresente os resultados dos exames ao Lacen até este final de semana.

Segundo o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, com o envio das análises, o laboratório poderá atender as demandas de urgência mais rapidamente. “Essas duas mil amostras eram a demanda reprimida que nós tínhamos e que agora já estamos conseguindo atender a rede de urgência com resultados em 24 horas. A partir de agora iremos permanecer com a parceria e enviar toda a semana amostras a Fiocruz”, conta o superintendente.

Laboratórios

Para auxiliar na divulgação do maior número de resultados dos exames da covid-19, o Lacen está realizando o credenciamento de laboratórios das redes públicas e particulares no Estado para que eles possam realizar o exame PCR para detecção do vírus causador da covid-19.

“Dois laboratórios particulares já estão credenciados e aptos a realizar os exames deles, já os exames excedentes que eles não conseguem processar eles mandam para o Lacen. Estamos agora em processo de credenciamento de um laboratório da rede pública. O laboratório tem que apresentar a calibração do equipamento e passar por um painel de validação onde o resultado deve ser compatível com o do Lacen”, explica Cliomar.

por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais