Lacen registrou mais de 130 mil cadastros para análises laboratoriais

A instituição atua como coordenadora da Rede de Laboratórios dos 75 municípios sergipanos (Foto: SES)

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), por meio da gerência de Recepção e Coleta, em 2019, realizou 130.095 cadastros para análises laboratoriais de diversas doenças de saúde pública, a exemplo da Dengue, Zika vírus, febre Chikungunya, HIV, sifilis, toxoplasmose, hepatites, dentre outras enfermidades.

A instituição atua como coordenadora da Rede de Laboratórios dos 75 municípios sergipanos sendo responsável pelos treinamentos e capacitações, além do controle de qualidade da rede analítica de saúde pública.
Centro de referência estadual de conhecimento técnico em diagnósticos laboratoriais nas áreas de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, o Lacen desenvolve ações laboratoriais de média e alta complexidade, visando o controle de agravos de saúde da população. A prestação dos serviços é distribuída na Recepção e Coleta de Amostras; Insumos Estratégicos; Bacteriologia; Biologia Molecular e Sorologia; Diagnóstico de Produtos e Ambientes; Entomologia e a Redelab, responsável pelo monitoramento da rede de laboratórios de saúde público e privado.

De acordo com o famacêutico bioquímíco, Cliomar Alves dos Santos, a unidade tem a responsabilidade de auxiliar na prevenção e no diagnóstico de problemas de saúde pública. “Toda a rede laboratorial do Estado é capacitada pelo Lacen que atua como agente notificador dos agravos em saúde pública para tomada de decisões por parte da Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde”, informou o superintendente do Lacen.

Amostras
No ano passado, o laboratório de Biologia Molecular e Sorologia, processou 5.849 amostras para o diagnóstico de dengue, que utiliza as técnicas de Enzimaimunoensaio (Sorologia) e RT-PCR em tempo real (Biologia Molecular). O trabalho realizado no Lacen conta com equipamentos de tecnologia de ponta e são operados por profissionais capacitados, o que agiliza o tempo resposta das análises para tomada de decisão da Vigilância Epidemiológica do Estado e dos Municípios. “Através do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, o órgão solicitante, unidades de saúde dos municípios retira on-line o laudo. A vantagem é que o usuário não precisa se deslocar até o Lacen”, informou Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra, gerente do setor.
Atendimento

Para ter acesso aos serviços no Laboratório Central o paciente é encaminhado pelo município, hospitais ou pelo médico. As unidades também podem enviar diretamente a amostra ou material coletado para o laboratório, que atende a demanda espontânea, como em casos de suspeita de Aids e Hepatites virais.A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações através dos telefone: (79) 3234-6000.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais