Luta Antimanicomial: SES realizará seminário dia 29

Referência de Gestão da Rede de Atenção Psicossocial da SES, Suely Matos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Faculdade Estácio de Sergipe, realizará no dia 29 deste mês, no auditório da instituição de ensino, um seminário em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado na última sexta-feira, 18. Na programação constam palestras e mesas redondas sobre a assistência a saúde mental. O evento será das 7h às 16h30 e é aberto para a sociedade em geral.

“A luta em relação aos cuidados com as pessoas com transtornos mentais ou com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas começou no Brasil na década de 70 e em 2001 foi sancionada no país a Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira que, além do fechamento dos manicômios, redireciona o modelo assistencial em saúde mental, o que trouxe um grande avanço pro Brasil. No entanto, temos que continuar refletindo sobre a causa e para isso precisamos da participação de todos os atores, que inclui profissionais da área da saúde, familiares, usuários e gestores, para analisarmos de que forma podemos ser protagonistas dessa luta no dia a dia”, disse a Referência de Gestão da Rede de Atenção Psicossocial da SES, Suely Matos.

Entre os temas que serão debatidos no seminário estão “O balanço da Política de Atenção Psicossocial: dimensão política, educacional e assistencial”; e “Muito além dos manicômios: saúde mental a partir do espaço que ocupo”. De acordo com Suely, é preciso ressaltar que, apenas o fechamento de manicômios, não é suficiente para a emancipação dos indivíduos com transtornos mentais ou com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas

“A lei de 2001 proporcionou o encerramento de muitos manicômios, mas fechar prédios não é o suficiente. Precisamos que a sociedade em geral abrace mais a luta para que a gente reafirme as mudanças conquistadas nos últimos anos, como a assistência digna, a liberdade e os direitos desses indivíduos”, disse.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais