Mais de 1.600 pessoas foram vacinadas contra o sarampo em Aracaju

Mais de 1.600 doses foram aplicadas (Foto: Flávia Pacheco/SES)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem intensificando as ações do plano de contingência da vacinação seletiva do sarampo. O intuito é reforçar toda população de Aracaju para receber a vacina, que é destinada para crianças entre um e menos de cinco anos, e também para as demais idades que estão entre um e 49 anos. Durante o mês de outubro, mais de 1.600 pessoas foram vacinadas dentro deste plano de contingência.

Foram desenvolvidas estratégias como o horário estendido de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos dias 16 e 17 de outubro, as UBS abertas até as 20h foram Dona Sinhazinha (Grageru) e Cândida Alves (Santo Antônio). Já na semana seguinte, nos dias 23 e 24, funcionaram as UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas) e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos). Em 30 e 31 de outubro, foram às unidades Augusto Franco e Onésimo Pinto (Jardim Centenário) que funcionaram com o horário estendido.

“Tivemos instituições parceiras neste movimento do plano de contingência em Aracaju, com o reforço dos representantes dos cursos técnicos, das universidades, e também dos hospitais que atenderam na capital, auxiliando na aplicação das doses. Com isso, os primeiros a receberem esse reforço foram os estudantes e profissionais de Saúde, contribuindo para não superlotar as salas de vacina das UBS”, revelou a coordenadora de Imunização e Agravos Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.

Ainda de acordo com a coordenadora, a SMS reforçará no mês de novembro outros grupos prioritários dentro deste planejamento. “Lembrando que essa vacina já é ofertada rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano”, reforçou.

Importância

“Agora vamos imunizar os funcionários que trabalham no aeroporto e rodoviárias. Enfim, todos aqueles que têm muito contato com viajantes devem redobrar a atenção, intensificando estas ações, esperamos estarmos protegidos de surtos da doença. Já que o último caso confirmado, foi no dia 28 de agosto e até então não tivemos mais casos notificados aqui no município de Aracaju”, explicou.

Segundo a gerente da UBS Augusto Franco, Leidiene Feitosa, a ação aumentou expressivamente a quantidade de pessoas atendidas. “Existem pessoas que não têm tempo, trabalham o dia todo e sentem dificuldade de trazer os filhos às Unidades. Com esta estratégia da SMS, facilitamos a imunização de muitas pessoas. A vacina previne as doenças e o importante é aproveitar o horário estendido para imunizar o maior número de pessoas”, reforçou.

De acordo com a usuária Elma Rodrigues, a extensão do horário veio em um bom momento. “Precisava vacinar a minha filha, mas não tinha tempo. Eu trabalho o dia todo, quase não paro em casa. O novo horário possibilitou a minha vinda a UBS”, afirmou. Já para a doméstica Gardênia Gomes dos Santos, o horário estendido foi à única solução para que ela fosse imunizada. “Só consegui tomar a vacina, devido ao horário estendido. Está idéia foi maravilhosa”, enfatizou.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais