Maternidade celebra Outubro Rosa com alerta para o câncer

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Foto: SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoverá, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), ações para celebrar o Outubro Rosa que tem por objetivo prevenir o câncer de mama. Com diversas atividades voltadas para a saúde da mulher, a  maternidade apresenta uma vasta programação que começa nesta terça- feira, 9, com palestras, rodas de conversa, música, ginástica laboral e lacinhos rosas que serão distribuídos para os servidores na abertura do evento, que ocorrerá no auditório da instituição, às 8h30.

O evento tem como objetivo despertar e aprofundar com os servidores o tema Câncer de Mama destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Quem abre o evento é o superintendente da MNSL, André Nascimento. Em seguida, os trabalhadores da maternidade assistirão à palestra com a Referência Técnica Estadual Saúde da Mulher/CEAPS, Rita de Cássia Bitencourt Navarro.

No mundo, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com esse câncer. No País é registrado uma média de 57 mil casos de novos de câncer de mama, sendo um dos principais motivos a falta de conscientização das pessoas e o diagnóstico tardio sobre a doença. A chance de cura é 95%, nos casos em que a doença é descoberta de forma precoce, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

No dia 16 de outubro, a convidada será a advogada Valdilene Cruz, que abordará o tema “Violência da Mulher”. Em seguida, acontece uma roda de conversas com os funcionários. Já no dia 17, vai ser ofertado nas alas da unidade, “Circuito de Alongamento”, ginástica laboral com os alunos do curso de Fisioterapia da Fase  e o psicólogo Fábio Santos apresentará voz e violão. Para os servidores da unidade. O superintendente André Nascimento informa que toda equipe da MNSL estará imbuída em contribuir com a campanha de conscientização durante o “Outubro Rosa” , realizando diversas ações internas.

“Durante todo o mês de outubro desenvolveremos varias atividades, são palestras, encontros, rodas de conversa, sempre com o objetivo principal de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, disse André Nascimento.

Segundo a Responsável Técnica do Núcleo de Educação Permanente – NEP, Dígena Maria Dias da Silva, tratar e prevenir o Câncer é um dever de toda a mulher. “A doença pode ser evitada através de exames simples e o Outubro Rosa tem essa intenção. Nesse sentido, a MNSL se alinha à campanha e busca contribuir para a diminuição dessa doença que tanto assola as mulheres em todo o mundo”, ressaltou Digena.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais