A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), órgão de alta complexidade materno-infantil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece a todos os bebês nascidos na unidade o Teste do Reflexo Vermelho, conhecido popularmente como Teste do Olhinho. O exame é um aliado no diagnóstico de doenças oftalmológicas.
Segundo a médica oftalmologista especialista em retina e vítreo Dorothy Ribeiro Lima, o Teste do Reflexo Vermelho é uma triagem e pode ser feito pelos pediatras. “Todos os bebês nascidos aqui fazem essa triagem. Quando é identificado algum problema, o bebê é encaminhado ao oftalmologista especialista para fazer o mapeamento de retina”, explicou.
É indicado realizar o mapeamento de retina quando o bebê é prematuro extremo, com idade gestacional igual ou menor que 32 semanas, ou com peso ao nascimento igual ou menor que 1,5 quilo; com más formações congênitas; com infecções congênitas; ou quando o Teste do Olhinho dá alguma alteração.
“Só o oftalmologista especializado dilata a pupila do bebê para identificar diversas condições que podem comprometer a visão, tais como retinopatia da prematuridade, infecções congênitas como toxoplasmose e sífilis, além de herpesvírus e citomegalovírus, entre outras. Essa abordagem minuciosa é essencial para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, preservando a saúde ocular do bebê”, informou Dorothy.
*Com informações do Governo de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B