Segundo o nutrólogo, existem pessoas que têm o metabolismo reduzido e uma séria dificuldade em emagrecer (Foto: Pixabay)
|
A luta contra a balança faz parte da vida de muitos brasileiros, e nessa briga, muita gente acaba atribuíndo a culpa ao metabolismo. Mas você realmente sabe qual a influência dele para o ganho ou perda de peso? O Portal Infonet conversou com o Médico Especialista em Nutrologia, Dr. Danilo Valadares, para elucidar algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Portal Infonet – Quais as principais alterações podem ocorrer no metabolismo?
Danilo Valadares – O metabolismo está ligado a quantidade de massa magra que a pessoa tem. Quando você faz atividades físicas e aumenta a sua quantidade de massa magra, seu metabolismo tende a aumentar também, se sua alimentação é irregular, com muitos períodos em jejum, o metabolismo tende a reduzir. Se você possui alguma doença grave ou um trauma físico, o metabolismo tende a aumentar.
Infonet – Existe diferença entre o metabolismo do homem e da mulher?
DV – O metabolismo é dependente do sexo, da idade, do peso e altura da pessoa. A testosterona que o homem produz, faz com que o metabolismo aumente. Além disso, o homem possui mais massa magra que a mulher.
Quando uma pessoa diz que o ‘metabolismo está lento’ ela pode estar certa?
DV – Sim. A maior parte das pessoas que são acima de peso se queixam que tem o metabolismo lento. Porém, quando a gente faz o exame que mede o metabolismo, vemos que ele é normal, adequado para a pessoa. Mas existem pessoas que tem o metabolismo reduzido e elas tem uma séria dificuldade em emagrecer.
Infonet – Doenças como obesidade podem estar ligadas ao metabolismo?
DV – As pessoas que tem o metabolismo mais lento, reduzido, tem mais chance de ganhar peso e se tornarem obesas, mas nem sempre a pessoa que tem obesidade vai ter o metabolismo reduzido.
Infonet – Como saber se o nosso metabolismo é normal ou possui alguma alteração?
DV – Para saber se o metabolismo da pessoa é normal, aumentado ou reduzido, é necessário fazer o exame de calorimetria indireta.
Infonet Quais alimentos podem ajudar na aceleração do metabolismo?
DV – Alimentos ricos em capsiate, como é o caso da pimenta, alimentos ricos em cafeína, como o café e o chocolate, além da teobromina, que também está presente no chocolate ajudam a acelera o metabolismo.
Infonet – A prática de atividades físicas também auxiliam na aceleração?
DV – Sem dúvidas. As pessoas que tem o metabolismo lento devem praticar exercícios físicos, principalmente musculação e pilates. Com eles, a pessoa terá um aumento na massa magra e consequentemente do metabolismo.
Infonet – Qual a influência da tireoide para o metabolismo?
DV – A tireoide produz um hormônio chamado levotiroxina. Esse hormônio age nas células fazendo com que a queima de energia seja acelerada, uma pessoa que tenha deficiência desse hormônio irá queimar menos energia.
Infonet – Além dos problemas na tireoide, quais outros distúrbios estão ligadas ao metabolismo?
DV – Doenças como sepse, que são infecções generalizadas, os politraumas, câncer, além do hipertiroidismo e hipotiroidismo.
Infonet – Quais profissionais as pessoas devem buscar?
DV – O médico nutrólogo e o endocrinologista são indicados para estas questões relacionadas ao metabolismo.
A equipe do Portal Infonet também verificou junto ao especialista os ‘mitos e realidades’ a respeito do metabolismo do corpo humano. Veja!
– Quando ficamos velhos o metabolismo fica lento. Verdadeiro
– O metabolismo também é responsável pelo peso de um indivíduo. Verdadeiro
– Noite mal dormida afeta o metabolismo. Falso
– A velocidade do metabolismo varia de pessoa para pessoa. Verdadeiro
– Comer de três em três horas acelera o metabolismo. Verdadeiro
– Problemas no metabolismo podem ser ligados a Alzheimer. Falso
por Yago de Andrade e Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B