|
(Foto: Protal Infonet) |
Com o intuito de garantir qualidade de vida a pacientes internados em Hospitais Particulares e que poderiam estar em casa utilizando o serviço Home Care, o Ministério Público Estadual, reuniu operadoras de saúde pra discutir a questão. Em uma audiência ocorrida na manhã desta sexta-feira, 13, hospitais e operadoras puderam debater a questão da assistência domiciliar.
A promotora de justiça Euza Missano explica que a situação deverá ser discutida com outras operadoras de saúde. Ainda segundo Missano o objetivo é viabilizar com as operadoras, que disponibilize o serviço de Home Care para que os pacientes, que estão internados em hospitais particulares e sem possibilidade de melhoras, possam ir para o aconchego de suas famílias.
“O MP tem uma preocupação muito grande com pacientes crônicos que estão em tratamento. Muitas vezes seu estado é irreversível e não necessita estar sendo tratadas dentro dos hospitais, pois pode ocorrer uma infecção hospitalar e agravar o quadro de saúde. Além disso, esse paciente vai ocupar um leito hospitalar”, ressalta a promotora.
Ao MPE o Hospital São Lucas relatou que 40% dos pacientes do hospital podem potencialmente depender de Home-Care. Disse ainda, que não há fluxo para assistência pelo Home-Care por operadoras, dificultando a rotatividade de leitos no hospital.
“Atualmente há 5 pacientes internado esperando assistência por Home-Care, acreditando que essa demanda não é maior pelas dificuldades encontradas que inviabilizam o pedido pelo médico”, diz o registro no termo de audiência.
O hospital Primavera informou durante a audiência que há casos a serem tratados com outras operadoras de saúde. Já o hospital São José, garante que não o hospital não enfrenta este tipo de problema, mesmo diante do seu público-alvo de assistência.
Bradesco
O plano de saúde informou que "não há, para Sergipe, nenhuma demanda judicial pertinente ao procedimento de desospitalização de paciente para assistência através de Home-care".
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B