Municipios de Sergipe estão em alerta contra dengue

Audiência confirma que Sergipe está em alerta por conta da dengue

“Sergipe está em estado de alerta” diz a promotora de justiça, Euza Maria Gentil Missano Costa, que conduziu a mesa da audiência pública na Promotoria dos Direitos à Saúde, ocorrida na tarde desta quarta-feira, 28, que reuniu representantes de diversos hospitais privados, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) zona norte e sul e do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), para discutir sobre o risco da dengue e medidas de prevenção no estado.

O fato foi apresentado através de relatórios que estavam com as representantes da Vigilância Epidemiológica do Estado, Claudia Santos Alves e Sidney Lourdes. O documento comprovou que houve um aumento de casos da doença no estado comparando com os dados de 2011, referente aos meses de janeiro e fevereiro.

Tal documento é baseado nas notificações, sobre pacientes que dão entrada na urgência dos hospitais com suspeita de dengue, que esses hospitais, públicos e privados, enviam para a Vigilância. Porém, durante a audiência foi constatado que os documentos apresentam uma grande discrepância, os números enviados pelos hospitais é muito maior do que os números notificados pelo relatório da Vigilância.

A promotora comenta o caso dizendo que “a discrepância é grande, os números não batem” e diz que, por conta disso, um novo realinhamento será entregue no prazo máximo de 10 dias. “Pode ter existido duplicidade nas notificações dos hospitais, pode ter existido casos em que o paciente não apresentou os três sintomas que indiciam a da doença [dor, febre e outro sintoma], mesmo assim é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão. É preciso que se registre todo e qualquer caso de suspeita mesmo que depois não se confirme a doença” comenta.
Para Sidney Lourdes, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria do Estado da Saúde, é comum ocorrer essa diferença nos números. “Nós, da Vigilância, precisamos realizar um filtro pra que o nosso banco de dados não fique exageradamente encharcado de informação e que o paciente não seja notificado várias vezes na mesma semana ou no mesmo mês. O paciente só pode voltar a ter a doença depois de um tempo, o sorotipo que ele teve uma vez o torna imune para sempre ao ataque do mesmo sorotipo, e o torna imune por dois ou seis meses para outros sorotipos” explica a gerente.

Sidney Lourdes, contou ainda que um novo tipo de sorotipo do vírus foi encontrado no estado e que isto é bastante preocupante. “Os estados precisam estar sempre monitorando esses vírus [os da dengue] pra que seja possível tomar medidas para o controle da doença. O novo sorotipo encontrado aqui no estado é preocupante porque as pessoas estão susceptíveis, nunca tiveram contato com esse tipo de vírus, é mais fácil de pegar a doença dessa forma, a probabilidade de epidemias também é maior quando novos sorotipos aparecem” explica a gerente.

Conforme o relatório apresentado pelas representantes da Vigilância, os estados que estão apresentando maior número de notificações de casos da doença são os de Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais