Neurocirurgiões pedem ajuda ao MPE para operar pacientes

Audiência no MPE sobre a demora na realização de neurocirurgias (Fotos: Portal Infonet)

Coordenador de Neurocirurgia do HUSE, Arthur Maynart

Neurocirurgiões que atendem no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) pedem socorro ao Ministério Público Estadual (MPE) para conseguirem operar os mais de 20 pacientes internados no HUSE com tumores cerebrais, fraturas de coluna, ou com aneurisma cerebral no Hospital de Cirurgia, que é referência no Estado em neurocirurgias.

"São pacientes que precisam passar pelo procedimento cirúrgico no Hospital de Cirurgia e a gente não está conseguindo dar essa vazão, seja por causa da falta de vaga na UTI, o Centro Cirúrgico que não funciona, ou greves que acontecem por falta de repasses para o Hospital de Cirurgia", informa o coordenador do serviço de neurocirurgia do HUSE, Arthur Maynart.

Além dos pacientes internados no HUSE ainda há cerca de 70 ou 80 pacientes que os neurocirurgiões atendem ambulatorialmente esperando para serem operados de forma eletiva. Segundo Arthur Maynart, a situação é inadimiscível tendo em vista que os médicos neurocirurgiões têm possibilidade de operar dez pacientes por semana no Hospital de Cirurgia.

"Mas, a gente não consegue. Se operássemos dez por semana a fila andava mais rápido. Semana passada conseguimos operar três pacientes. Por isso viemos aqui, vêr se conseguimos uma solução junto ao Ministério Público", informou.

A audiência foi realizada pelos promotores de Justiça dos Direitos à Saúde, Caroline Leão Nogueira Melo e Alex Maia Esmeraldo Melo com a presença dos representantes dos hospitais de Cirurgia e HUSE, além dos neurocirurgiões que atuam nas duas unidades de saúde. 

Hospital de Cirurgia

A direção do Hospital de Cirurgia se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

"A Direção do Hospital de Cirurgia informa que o contrato celebrado entre esta instituição e a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, prevê, entre outros serviços, a realização de 40 procedimentos neurocirúrgicos por mês. Essa meta não estava sendo atingida por diversas razões, entre elas as irregularidades nos pagamentos pela PMA pelos serviços prestados pelo HC no atendimento a pacientes dos SUS e a falta de vagas em UTI. Após audiência realizada nesta segunda-feira, dia 8 de maio, pelo Ministério Público Estadual, a Direção do Hospital de Cirurgia decidiu reservar dois leitos de UTI exclusivos para os pacientes neurológicos e aumentar de 12 para 20 a quantidades de vagas em leitos de enfermaria para esses pacientes, para diminuir o tempo de espera por essas cirurgias – dois terços dos pacientes que passam por esse procedimento no HC são transferidos do HUSE todos os meses. Além disso, outras providências vêm sendo tomadas pela Direção para aumentar a produtividade do Hospital, como o conserto do arco cirúrgico – aparelho de raios X que produz imagens digitais em tempo real – e um acordo com a empresa que fornece órteses e próteses para a retomada dessa prestação de serviços ao HC". 

Por Moema Lopes

A matéria foi alterada às 20h07 do dia 10/05 para acréscimo de nota enviada pelo Hospital de Cirurgia. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais