Novo equipamento dá celeridade a exames em Lagarto

(Foto: Ascom FHS)

A partir deste mês, o processo de realização de exames laboratoriais clínicos no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, passou a contar com uma nova ferramenta que vai acelerar o processamento e, consequentemente, a liberação dos resultados dos testes. Trata-se um novo equipamento que está sendo incorporado ao laboratório de análises clínicas 24h do HRL, com o objetivo de melhorar o serviço prestado às unidades da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), que gerencia o HRL.

A ampliação na contratação do serviço do prestador pela Fundação Hospitalar da Saúde vai ser possível com um novo aparelho de análises para realização de testes bioquímicos e imunoturbidimétricos (proteínas plasmáticas, drogas terapêuticas, drogas de abuso). “É um equipamento com capacidade para processar 59 amostras simultaneamente e até 500 testes por hora”, explica Vander Luna, especialista da Linha de Bioquímica da empresa fabricante do aparelho.

A incorporação do novo equipamento vai otimizar a rotina do laboratório do HRL, reduzindo o tempo-resposta para o médico fechar o diagnóstico sobre o quadro do paciente . O equipamento deve reduzir o tempo de espera por resultado dos bioquímicos em, pelo menos, metade do tempo.

Segundo a biomédica Ana Maria Araújo Rodrigues, responsável técnica do setor, o equipamento anterior só era possível processar simultaneamente nove amostras. “No aparelho manual, leva-se em torno de dez minutos para liberar apenas um teste, enquanto com a automação do novo equipamento libera-se todas os testes necessários ao paciente no mesmo espaço de tempo”, explicou.

Para o superintendente do HRL, enfermeiro Oldegar Alves Júnior, a chegada do novo aparelho representa um avanço significativo para a realização dos exames complementares, em especial na área de bioquímica, como os de glicemia, triglicerídeos, colesterol, creatinina e uréia (que serve para avaliar a função renal). “É um equipamento, dos prestadores, que veio dar celeridade aos exames solicitados pelos médicos, em particular, os de bioquímica, pois fará mais exames em um menor espaço de tempo”, ressaltou.

Para a utilização do aparelho, cujo kit inclui ainda um computador dotado de webcam, os funcionários do Laboratório de Análises do HRL passaram por capacitação, mas, mesmo assim, terão como aliado recurso semelhante ao da teleconferência. “Este equipamento possui a função de acesso remoto que possibilita o auxílio à distância aos usuários”, informou Vander Lima. Para operacionalizá-lo, acompanha integrado um software, em português e ambiente Windows, com interface bi-direcional, o que permite a comunicação entre o equipamento e o sistema operacional de gerenciamento do laboratório ou hospital.

Outras unidades gerenciadas pela FHS também devem receber equipamentos semelhantes. Considerado o ‘coração’ da unidade, o Laboratório de Análises do HRL funciona 24h por dia e realiza 53 tipos de exames, nas áreas de bioquímica, imunologia, hematologia, imunohematologia, bacteriologia, uroanálise e hormônios, entre outras. Somente de janeiro a outubro deste ano, o HRL já realizou a 114.254 complementares, dos quais 98 mil laboratoriais clínicos.

Fonte: Ascom FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais