Nutricionista alerta para cuidados ao comer durante o Carnaval

Nutricionista alerta para cuidados no Carnaval (Foto: Infonet)

O Carnaval é caracterizado por um momento de grande alegria e festa, mas também pode ser uma situação onde pode ocasionar desconfortos e tristeza. Isto é devido à troca de uma alimentação balanceada e saudável, pela ingestão de alimentos gordurosos, feitas em qualquer lugar, industrializados, além do alto consumo de bebida alcoólica.

Para evitar problemas de indigestão, intoxicação ou fadiga por consumo excessivo do álcool, conhecida como  ressaca, é importante que o folião tome alguns cuidados com a saúde.

Como a festa momesca ocorre em um período que habitualmente registra altas temperaturas no clima,  a perda de água pelo suor pode ser tão significativa que pode acarretar em deficiência de alguns sais minerais que estão presentes na transpiração.

É necessário hidratar-se bem quando a ideia é acompanhar a folia. “Recomendamos que no verão e nesses períodos, a pessoa faça a ingestão de 2 a 5 litros de água, porém dentre a hidratação destacamos os sucos naturais e a água de coco (opção boa e natural)”, conta o nutricionista Hugo Xavier.

Já no quesito alimentação, o nutricionista alerta para segurança alimentar e priorizar se alimentar dentro de casa e caso faça a ingestão de frutas, que seja as com bom teor de água. “Melancia, laranjas e frutas ricas em vitaminas e sais minerais são importantes. Outro ponto importante evite comer fora de casa, pois a pessoa corre o risco de contaminação. Abuse em alimentos com mais carboidrato como raízes, massas, pães”, explica.

Evite gordura

Recomenda-se a ingestão de carboidrato para que o carnavalesco tenha mais energia para aguentar a folia. Já a gordura é ruim, pois esses alimentos são indigestos. “Aquele folião que não quer perder tempo com má indigestão e quer curtir tranquilo os dias de folia,, evite comer alimentos gordurosos”, revela.

Bebidas alcoólicas

Alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água também é eficaz para a prevenção da desidratação e embriaguez. O ideal é tomar no mínimo um copo de água para cada copo de bebida alcoólica, ressalta Hugo.

Conforme relata o especialista, a ingestão de grande quantidade de bebidas alcoólicas e a falta de cuidados com a hidratação do corpo pode provocar problemas como o aumento do peso. Ele explica que o álcool ingerido com cautela e com boa alimentação a pessoa sofre menos impactos, porém o folião que não faz atividade física e faz uso de uma alimentação irregular e ingere álcool sem hidratação o impacto é maior.

“Todas as bebidas têm um quantidade de energia, que acumuladas no corpo e não gastas pode ocasionar num aumento de peso. As bebidas destiladas tem um teor energético maior que as bebidas fermentadas, mas todas as duas contribuem para o aumento do peso, porém se eu bebo mais bebidas destiladas e não gasto esse energia eu posso engordar mais”, explica o nutricionista.

Para desfrutar a festa sem colocar a saúde em risco é fundamental prestar atenção na hidratação corporal, não abusar das bebidas alcoólicas e se alimentar bem e com qualidade. Boa festa!

por Adson Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais