![]() |
Atualmente o Huse conta com um equipamento que realiza aproximadamente 60 sessões de radioterapia todos os dias |
No Hospital de Urgência de Sergipe os pacientes aguardam ansiosamente pela chegada do novo acelerador linear. O equipamento é parte essencial para o tratamento de radioterapia em pessoas com câncer. Atualmente o Huse conta com um equipamento que realiza aproximadamente 60 sessões de radioterapia todos os dias. A aquisição do novo aparelho é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado da Saúde.
Para dobrar capacidade do atendimento, o Governo de Sergipe tem investido na construção de um bunker para abrigar o novo acelerador linear. As obras que tiveram início em dezembro de 2015 estão praticamente finalizadas, faltando apenas a adequação da recepção para receber os pacientes que vão ser atendidos no novo espaço. O próximo passo é a chegada do acelerador linear que deve ser enviado pelo Ministério da Saúde em breve.
Em abril, a Secretaria de Estado da Saúde recebeu a base do novo acelerador linear. Esta peça é essencial para suportar o peso do equipamento e garantir mais estabilidade e precisão no tratamento. Desde então, foram feitas todas as instalações eletrônicas, além da construção dos novos espaços onde os técnicos vão controlar o acelerador linear. Para que tudo isso fosse possível, uma parede da oncologia precisou ser demolida e o estacionamento ao redor da construção foi direcionado para outro local. Além disso, um equipamento de refrigeração foi instalado.
De acordo com a coordenadora da oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, a aquisição garante um serviço com mais qualidade aos sergipanos. “Teremos uma melhora bastante significativa no atendimento aos pacientes com câncer no estado. E tudo isso proporciona uma vida melhor a estas pessoas. Hoje já temos um serviço de referência no tratamento a estes pacientes e com o novo acelerador linear vamos nos firmar ainda mais naquilo que já fazemos aqui. Só temos o que comemorar”, disse Meire Jane Oliveira.
Para o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, a aquisição do novo equipamento é uma conquista para o tratamento do câncer no Estado. Ele afirma ainda que, com a chegada do novo acelerador linear, as filas no tratamento vão diminuir consideravelmente. “A disponibilidade de novos equipamentos é uma necessidade de todos os estados e nós estamos dando passos maiores para garantir assistência adequada a esses pacientes com câncer”, disse Almeida Lima.
Atualmente, o Huse recebe pacientes tanto de Sergipe como de outros estados. Para isso, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar para atender a estes pacientes da melhor forma possível. Com a chegada do novo acelerador linear, o estado dá um salto no tratamento a estes pacientes e amplia o atendimento aos usuários do SUS.
Fonte e foto: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B