Ocupação de UTI’s chega a 76% e volta a ameaçar retomada econômica

Retomada do comércio inicia no momento em que ocupação de UTI chega a 76% (Foto: Sérgio Silva/PMA)

Para autorizar a primeira fase da retomada comercial, iniciada nesta segunda-feira, 29, o Governo de Sergipe considerou a média da ocupação da taxa de UTI das últimas semanas, que esteve abaixo de 70%, percentual que era a condição para iniciar o processo de retorno da economia, conforme plano apresentado no dia 15 de junho.

O problema é que a flexibilização do isolamento social iniciada nesta segunda-feira, ocorre justamente no período em que a taxa de ocupação da UTI entre leitos exclusivos para a Covid-19 volta a aumentar, chegando a 76% na rede pública, segundo dados divulgados neste domingo. Na rede privada, todos os leitos já estão esgotados.

O cenário volta a ameaçar o plano de retomada comercial, e será discutido em reuniões que acontecem nestas segunda e terça-feira. Às 15h de hoje, o Comitê Gestor de Emergência se reúne para discutir a situação. Amanhã, será a vez do Comitê da Retomada Econômica se reunir às 11h. O Governo ainda não confirma se haverá alterações nos decretos após as reuniões.

O Governo também explicou que a abertura de parte do comércio, neste início de semana, leva em conta a taxa de ocupação de UTI das últimas semanas. Pelo plano, os número de hoje até o dia 14 de julho, serão o condicionante para progressão de fases ou recuo – isso se não houver intercorrência do Governo após as reuniões previstas para as próximas 48h.

Até o momento Sergipe já registrou 24.421 mil pessoas infectadas pela doença e 620 óbitos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais