Ocupação em UTI’s segue caindo mesmo com reabertura do comércio

Leitos estão sendo esvaziados nos últimos dias (Foto: Pixabay)

Após a taxa de ocupação de leitos de UTI ficar abaixo dos 50% pela primeira vez, desde o início da pandemia, Sergipe continua observando os números de internações caírem. Desde a semana passada a taxa vem se mantendo abaixo dos 50%, nas redes pública e privada, o que motivou, inclusive, o Governo do Estado começar a estudar a desativação de alguns leitos exclusivos para Covid-19, com o objetivo de retomar gradualmente as cirurgias eletivas que ficaram paradas por causa da pandemia.

Sergipe iniciou há um mês o processo de flexibilização, avançando para a última fase na última sexta-feira, 28, chamada de ‘bandeira verde’. Apenas algumas atividades especiais ainda não foram liberadas – essas que serão analisadas individualmente. Parte do comércio ainda funcionar com restrições de horários, como bares e restaurantes, que agora estão autorizados das 6h às 22h.

Desde o início da flexibilização, ainda não se observou aumento considerável na taxa de ocupação dos leitos de UTI – que são fundamentais para aqueles pacientes que apresentam sintomas graves da Covid-19. Na última sexta-feira, 28, a taxa de ocupação na rede pública chegou a subir 2% (de 47% para 49%), mas voltou a cair nos dias seguintes, se mantendo no patamar de 46%. Na rede privada, a ocupação dos leitos de UTI está em 35%, a menor já vista desde o início da pandemia.

Quando se trata de leitos de enfermaria, o cenário é ainda mais tranquilo. Na rede pública, a ocupação é de 29% e na rede privada 25%.

Em entrevista coletiva na semana passada, o governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que já está avaliando a desativação de alguns leitos exclusivos da Covid-19 para garantir o retorno das cirurgias eletivas. O governador declarou que a medida será adotada se o cenário de redução da ocupação de UTI continuar positivo e pediu compreensão dos sergipanos no cumprimento das medidas sanitárias.

Sergipe completa no mês de setembro seis meses desde a notificação do primeiro caso no estado. Nesse período foram registrados 72 mil casos de infecções pelo vírus, com 1.844 óbitos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais