Oficinas de apoio aos cuidadores de idosos vão recomeçar

(Foto: Ascom/SMS)

A Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) vai retomar em julho o ciclo de Oficinas de Apoio aos Cuidadores de Idosos, para ajudar as famílias na assistência aos idosos e pessoas em situação de dependência física.

A agenda foi decidida coletivamente, na sexta-feira, 1º, durante a capacitação de 10 enfermeiros e 10 assistentes sociais, escolhidos para multiplicarem as orientações na comunidade.

Estima-se que na capital sergipana tenha 40 mil idosos e idosas e que desses cerca de 350 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão acamados. Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, as oficinas não vão profissionalizar pessoas ou criar categorias da Saúde.

"O nosso objetivo é ajudar as famílias a qualificar a assistência que já é prestada no dia-a-dia. Essa é mais uma iniciativa da PMA para melhorar a qualidade de vida tanto para os idosos e enfermos quanto para aqueles que se dedicam ao cuidado de seus familiares", explica a secretária.

Sobrecarga

Para a assistente social da USF José Machado de Souza, Sindáia Belfort, as pessoas que são responsáveis pela assistência aos familiares acamados e idosos enfrentam uma sobrecarga, inesperada.  Na maioria dos casos, segundo a assistente social, os cuidadores não têm técnica para prestar essa assistência e acumulam o cuidado às outras atividades domesticas. "De um modo geral, os responsáveis pelos idosos perdem a autonomia de ir e vir e têm dificuldade de cuidar da própria saúde. Por isso, estaremos também trabalhando a afetividade do próprio cuidador, para reduzimos inclusive possibilidades de maus tratos às pessoas em situação de dependência", diz Belfort.

Em 2010, a primeira iniciativa da SMS nessa assistência às famílias foi realizada pela USF Sinhazinha. "Naquele ano, os participantes tiveram orientações para prevenir os danos com à saúde (físicos e psicológicos), na labuta com idosos e dependentes físicos", conta a assistente social da USF Sinhazinha, Vilma Mendes.

O evento aconteceu no auditório do GBarbosa do Shopping Jardins e contou com a participação de mais de 80 cuidadores, usuários das unidades Sinhazinha, Max Carvalho e Ávila Nabuco.

Projeto piloto

As oficinas Cuidando do Cuidador de Idosos estão sendo organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps/ Ceps) com o Programa Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto conta ainda com as parcerias da Rede de Atenção Primária e a Coordenação de Vigilância em Saúde.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ceps, Maria José Freitas, as capacitações serão iniciadas em 10 unidades de saúde piloto. Ela informa que na comunidade, cada oficina terá uma carga horária de 21h, divididas em sete encontros. Os participantes receberão uma cartilha de orientação.

A assistente social do Neps, Nadiege Reis de Santana Gois, disse que no mês de julho, as oficinas vão atender um grupo de aproximadamente 300 cuidadores de idosos, usuários do Sistema Único da Saúde (SUS).

Técnicas de cuidados

Dentre as técnicas e dinâmicas de trabalho a serem desenvolvidas nas oficinas, os cuidadores receberão informações sobre as técnicas do cuidado com feridas, mudança de posição dos acamados, cuidados com a alimentação e com a administração e acondicionamentos de medicação e adaptação do ambiente da residência para prevenção de quedas.

Para prevenir o estresse durante a rotina do cuidado, a oficina também vai trabalhar o autocuidado do cuidador, estimulando a realização de técnicas de relaxamento e outros exercícios corporais como automassagens. A oficina também vai repassar informações sobre direitos dos idosos e sobre a prevenção à violência física e psicológica doméstica.

Para Nadiége Reis, as pessoas só podem cuidar do outro se elas também estiverem bem com saúde e bem espiritualmente. "Estaremos proporcionando momentos lúdicos entre os cuidadores. A nossa ideia é procurar transformar a obrigação do cuidado em momentos também de alegria", defende.

Unidades pilotos

As 10 unidades de saúde escolhidas como unidade piloto do projeto são UFS Onézimo Pinto e USF Lauro Dantas, localizada no bugio; USF Ávila Nabuco, do conjunto Médice; USF Celso Daniel, do Santa Maria; USF Carlos Hadman, do Soledade; USF Edésio Vieira de Melo, do Siqueira Campos; USF Sinhazinha, no Grageru; USF Santa Terezinha, do Robalo; USF José Machado de Souza, do Santos Dumont e USF Anália Pinna, localizada no Almirante Tamandaré.

Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais