Pediatra destaca importância do Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório que detecta doenças genéticas e congênitas no bebê (Foto: SES)

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório que detecta doenças genéticas e congênitas no bebê. No sentido de conscientizar a população sobre a importância da avaliação, foi criado o Dia Nacional de Conscientização da Triagem Neonatal, celebrado no dia 6 de junho.

O exame é realizado entre os 3º e 5º dia de vida do bebê. O teste é coletado na rede pública de saúde gratuitamente desde a triagem até a confirmação diagnóstica. Implantado em 2001, o “Programa Nacional de Triagem Neonatal” está inserido na portaria ministerial n° 822.

O exame é um dos mais importantes testes para garantir segurança à vida. “Ele é importante para detectar doenças, como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidade e hiperplasia adrenal congênita. Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o recém-nascido é convocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada”, assegurou a pediatra Roseane Porto.

O procedimento consiste em coletar algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebê, em cartão filtro específico para esse fim. “O material colhido  é encaminhado ao Hospital Universitário, onde é feita a análise. No ano de 2018, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou 2.700 testes do pezinho. A mãe pode realizar o teste, também, na unidade básica de origem”, ressaltou a biomédica Daniela Rodrigues.

A parturiente Rafaela Lima Guimarães de Menezes, mãe do pequeno Levi que está na Unidade e fez o exame do pezinho nesta manhã, aguarda alta. Rafaela disse que durante o exame, o bebê chorou, mas o teste é fundamental, já que detecta precocemente doenças genéticas e infecciosas nos recém-nascidos. “Aguardo o resultado, assim meu filho irá crescer forte e saudável”, comentou Rafaela.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais