Teste do Pezinho: entrega de amostras pelos Correios completa um ano

O Hospital Universitário (HU) retira na SES os envelopes e repassa aos municípios de acordo com a quantidade que cada um necessitar (Foto: SES)

A Coordenadoria de Atenção Ambulatorial Especializada da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) informa que está ativo o Programa Estadual de Triagem Neonatal com o envio das amostras do teste do pezinho pelos Correios, trabalho realizado desde 2018 e que completou um ano em janeiro de 2019.  “Traz uma felicidade muito grande para a gente que está envolvida nesse programa pela eficiência e pela operacionalização do projeto, com tantos benefícios para nossas crianças”, comentou a coordenadora Luciana Alves.

Em julho de 2017 o Ministério da Saúde (MS) suspendeu o programa de envio dos testes do pezinho pelos Correios, ficando a responsabilidade para os Estados ou para os municípios. O estado de Sergipe, então, entendeu a importância do projeto e a Secretaria de Estado da Saúde assumiu.

Atualmente, as 401 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas nos 75 municípios sergipanos que realizam os testes do pezinho, que deve ocorrer, prioritariamente, do terceiro ao quinto dia de vida do recém-nascido, podem enviar os testes através dos Correios, sem depender de carros para o transporte.

”Antes as unidades faziam os testes e não enviavam logo, pois dependiam de transporte e seus carros são muito utilizados para transportar pacientes. Então, os exames costumavam ficar engavetados, às vezes, de 30 a 60 dias até chegar ao Hospital Universitário, onde é feita a avaliação laboratorial e o diagnóstico da criança” explicou a coordenadora.

Algumas doenças crônicas precisam ser diagnosticadas nos primeiros 15 dias de vida para sejam tratadas adequadamente. São doenças que, quando não tratadas, podem causar o óbito do bebê. Por serem crônicas, as crianças terão por toda a vida, porém podem ser controladas com medicação, alimentação e uma série de cuidados que os especialistas do Hospital Universitário podem orientar.

De acordo com Luciana, o Hospital Universitário (HU) retira na SES os envelopes e repassa aos municípios de acordo com a quantidade que cada um necessita, já carimbados com o número de contrato do serviço, que está pago, e o prazo de entrega dos Correios varia de dois a três dias.

“Um dia o Posto coleta, no outro dia posta nos Correios, e assim por diante. O período de coleta, envio pelos Correios e chegada ao HU pode levar oito dias. Os resultados com o diagnóstico saem em até seis dias. Então, são 14 dias, o que é um ganho maravilhoso, já que antes demorava de 30 a 60 dias. Aquelas crianças que precisam ser diagnosticadas com 15 dias de antecedência ainda ficam dentro do prazo para iniciar o tratamento adequado”, reforçou Luciana.

Em Aracaju as postagens ocorrem da seguinte forma: os carteiros passam nas 22 Unidades Básicas de Saúde e nas Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, para retirar os envelopes com os testes, três dias por semana, no período da tarde e encaminham para o Hospital Universitário.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais