Pessoas que vão viajar no carnaval devem se vacinar

As vacinas devem ser feitas antes dias antes da viagem  (Foto: SES)

Faltando um mês para o carnaval, as pessoas que vão cair na folia de momo devem ficar atentas aos cuidados com a saúde. Quem vai viajar para áreas de muita concentração populacional ou endêmicas devem se vacinar antes de partir para seus destinos.

Para quem vai viajar para a região Sul e Sudeste do país a recomendação do Ministério da Saúde é fazer a imunização contra a febre amarela. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado no dia 15, 38 mortes de macacos (epizootia) nos estados do Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1) foram conformadas desde julho de 2019. A morte de macacos é o alerta de que a doença está circulando.

De acordo com a enfermeira de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ana Lira, a vacina contra febre amarela está disponível nos postos de saúde. “A vacina da febre amarela deve ser feita pelo menos 10 dias antes do dia da viagem por pessoas de qualquer idade que vai viajar para essas localidades endêmicas”, orienta.

Outras vacinas que também devem ser feitas para quem viajar nesse carnaval é a tríplice viral que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Hepatite B e a dupla adulto (dT) que é indicada como reforço para tétano e difteria. “Todas as vacinas estão disponíveis na rede pública de saúde. A imunização da tríplice viral deve ser feita até os 49 anos, para quem ainda não é imunizado, e as demais podem ser feitas em qualquer idade”, explica.

Ana orienta as pessoas que vão viajar durante o carnaval para outros estados ou para o exterior que procurem os postos de saúde para saber quais vacinas precisam fazer. “Nos postos de saúde tem a relação dos locais que precisam de imunização e quais são essas vacinas, então quem vai viajar deve ir até uma unidade de saúde e se informar sobre a situação endêmica desse local e se precisa fazer a imunização antes da viagem”, conclui.

Febre Amarela

Desde o início do ano o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar uma dose de reforço da vacina de febre amarela para crianças com quatro anos de idade. O Ministério da Saúde irá ampliar, gradativamente, a vacinação contra febre amarela para 1.101 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação de vacinação. Dessa forma, todo o país passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais