Pilates auxilia na recuperação das sequelas respiratórias da Covid-19

0
A atividade de pilates não possui restrição para realizar a prática

As complicações no sistema respiratório são uma das principais sequelas deixadas nos pacientes que já tiveram a Covid-19. Por este motivo, a indicação de atividades que exercitam a musculatura dos órgãos envolvidos na respiração são indicadas por profissionais da saúde para a recuperação dos pacientes. Nesse contexto, a fisioterapia respiratória é considerada uma atividade de reabilitação e o pilates, além de ajudar na reabilitação, também serve como um método preventivo.

Fisioterapeuta Ellen Caroline (Foto: Arquivo Pessoal)

A fisioterapeuta Ellen Caroline Gabriel Soares explica que essas atividades servem para trabalhar a respiração dos pacientes que já foram contaminados. “As atividades ativam a musculatura respiratória desempenhando uma conscientização do eixo respiratório. Os movimentos que são feitos no pilates, por exemplo, também mexem com a respiração, por isso, melhoram a capacidade respiratória do paciente”, pontua.

De acordo com a profissional, o pilates, também auxilia na rápida recuperação e prevenção do paciente. “A recuperação será mais rápida para a pessoa que já possui o hábito de fazer pilates, pois ela já tem um bom preparo da musculatura respiratória”, explica. “Então, o ideal é que a atividade possa ser praticada também como prevenção e não apenas como recuperação”, completa.

Exercícios respiratórios em casa

Segundo a fisioterapeuta, a execução de exercícios respiratórios em casa não é contraindicado para a população, porém, é essencial realizar uma avaliação com um profissional antes. “Trabalhar a respiração em casa é bom, entretanto, para cada pessoa existe um exercício mais eficaz e, por isso, o recomendado é que essas pessoas procurem um profissional para passar uma orientação”, explica.

A profissional ainda menciona que, ao contrário do que se pensa, a atividade de pilates e os exercícios respiratórios não possuem restrições. “As pessoas acreditam que as atividades realizadas no pilates se direcionam às pessoas que possuem sequelas ou já sofreram alguma lesão, porém não é bem assim”, comenta. “Todas as pessoas que sentirem a vontade de melhorar a respiração, a postura ou se manter sempre ativo fisicamente podem realizar pilates. Crianças a partir de 8 anos, gestantes e idosos também podem fazer”, destaca.

Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais