PlanejaSus: projeto organiza processos de trabalho nas UBS

Gestores e profissionais da saúde se reuniram em um hotel na Orla de Atalaia (Foto: Portal Infonet)

Gestores e profissionais da saúde se reuniram nesta sexta-feira, 13, no I Seminário Estadual do PlanificaSUS para prestar contas dos resultados dos primeiros sete meses da implantação do projeto no Estado. O PlanificaSus reorganiza a Atenção Primária em conjunto com a Atenção Especializada. Em Sergipe duas regiões possuem o projeto englobando 20 municípios.

De acordo com o diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), João Lima Júnior, o PlanificaSus não é um programa e nem uma consultoria, é um trabalho de intervenção em campo que trabalha diretamente na unidade e com os trabalhadores das duas regiões de saúde do SUS.

“O projeto foi pensado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde. Esse projeto visa fortalecer através das organizações dos processos de trabalho na Atenção Primária de Saúde, trabalhando em rede com a organização da atenção ambulatorial que são as consultas e exames especializados onde eles estão”, explica.

Profissionais dos 20 municípios contemplados com o PlanejaSUS participaram do Seminário (Foto: Portal Infonet)

Implantado em Sergipe desde julho de 2019, o projeto segue em execução até o final desse ano. Duas regiões de saúde, Lagarto e Itabaiana, receberam o PlanificaSus contemplando 20 municípios. João explica que o Seminário é um momento de prestação de contas aos atores envolvidos e de troca de experiências.

“Eu sempre falo que organização de processo na área de saúde não é tão rápida e os efeitos não são tão rápidos como se espera. É sempre bom frisar para não gerar expectativas, mas como estamos chegando na metade do projeto, esse é o momento de mostrar os resultados, as experiências e um pouco do que está sendo o Planifica no Estado”, diz.

PlanficaSUS

João explica que no projeto há um momento teórico e outro prático, quando equipes do Hospital Albert Einstein e da SES visitam as unidades básicas de saúde (UBS) para avaliar a situação de cada uma. “As visitas são para olhar como está a organização dos processos de trabalho na unidade básica; como está a organização na sala de vacinas; se está atendendo o usuário quando chega na unidade independe de horário; como está o acolhimento na recepção; a entrega de medicamente na farmácia; ou seja, todos os processos de trabalho. Um dos pontos mais importantes para os municípios que estão avançados é justamente a organização do atendimento pelo bloco de hora, esse atendimento do paciente por horário organizado. Quem está mais avançado, já está nesse momento”, afirma o diretor.

Ao final do projeto, o objetivo é que os 20 municípios contemplados repassem o modelo de trabalho para os demais municípios. Cada município tem uma unidade de laboratório da Atenção Primária, e os dois municípios sedes – Itabaiana e Lagarto – tem um laboratório de unidade ambulatorial especializada que atende os pacientes.

“A ideia é que com o final do projeto as equipes dos municípios que receberam a expertise possam expandir para as diversas outras UBS. Existem municípios que já estão fazendo isso antes mesmo do final do PlanejaSus”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais