Plano de saúde:ANS suspende vendas de 4 operadoras em SE

Operadoras afirmam que não foram notificadas até o momento (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta terça-feira, 20, uma lista de planos de saúde cuja venda será suspensa a partir da próxima sexta-feira, 23. A medida é válida para 212 planos administrados por 21 operadoras. Em Sergipe, as operadoras Unimed, Amil/Blue Life, Assefaz e Geap foram apontadas.

Como motivo para a resolução, a ANS apontou o descumprimento de prazos para atendimento, exames e internações e negativas de cobertura. A lista é resultante do sexto ciclo de monitoramentos de operadoras de planos de saúde, realizado entre 19 de março e 18 de junho de 2013. Desde o começo, em 2012, o programa já suspendeu a comercialização de 618 planos de 73 operadoras.

Durante o período do sexto monitoramento, a ANS e o Ministério da Saúde receberam mais de 17 mil reclamações sobre a garantia de atendimento. Os números da lista apontam o seguinte quadro: a Unimed Sergipe cobre 55.672 beneficiários, com cinco planos; a Amil/Blue Life soma 91 produtos suspensos e mais de 2 milhões de usuários; a Geap administra cinco planos com mais de meio milhão de usuários e a Assefaz conta 7 planos e pouco mais de 67 mil beneficiários.

A ANS alerta que, caso não seja atendido no prazo correto, o usuário deve adotar como primeiro procedimento a queixa sobre o plano e a operadora. Com base nesta denúncia, a Agência avalia os casos de suspensão da venda. A negação de cobertura para exames, cirurgias e atendimentos pelo plano sem a devida justificativa também deve ser denunciada.

Unimed

Em nota, a Unimed Sergipe esclarece que, até a data de expedição deste informe, não fora oficialmente comunicada sobre a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar de suspender a venda de cinco das dezesseis modalidades de planos de saúde que comercializa, nem acerca dos motivos que sustentam essa deliberação. Confira na íntegra:

"Supondo, como sugerido por órgãos de imprensa, que a suspensão se relacione com a dificuldade de agendamento de consultas dentro dos prazos estipulados pelas normas regulatórias, esclarece também que tais dificuldades decorrem exclusivamente da notória carência de profissionais médicos atuantes no Estado de Sergipe em algumas especialidades cuja procura tem se acentuado nos últimos meses, a exemplo da reumatologia e da neuropediatria.

A nota informa ainda que para atender às crescentes demandas por consultas em tais especialidades, promoveu a organização de uma Central de Agendamento, atualmente acessível através do sistema de telefonia 24H (Call Center), além de haver implantado o Centro de Especialidades Clínicas onde mantém atendimento diário nas especialidades de endocrinologia, clínica médica, cardiologia, ginecologia, dermatologia, pediatria, ortopedia, neurologia pediátrica, infectologia, psiquiatria e nutrição.

A Unimed Sergipe, diante do compromisso legal e contratual assumido com seus beneficiários, tem analisado ainda a possibilidade de celebração de parcerias com outras Singulares no sentido de promover o intercâmbio de especialistas de outros Estados para fins de suprimento das necessidades assistenciais, quando haja efetivo esgotamento da capacidade de absorção por parte dos médicos sergipanos.

Na oportunidade, a Unimed Sergipe tranquiliza seus atuais beneficiários quanto aos efeitos da suspensão anunciada, uma vez que tão somente vedaria a admissão de novos usuários, mantendo-se, todavia, a regularidade dos serviços disponibilizados pelos respectivos planos de saúde.

A operadora aguarda ser notificada oficialmente acerca da decisão e de seus fundamentos, para adotar as medidas administrativas e legais cabíveis, ratificando seu mais absoluto respeito às normas legais e aos contratos celebrados com seus mais de 90 mil clientes".

Assefaz

Em contato com a coordenação da Assefaz em Sergipe, o Portal Infonet foi informado que as determinações chegam à entidade através da central, em Brasília. A coordenação informou ainda que a gerente geral, Cristiane Nunes, estaria em reunião externa, sem previsão de retorno.

Geap

Informações da diretoria dão conta de que a gerente geral da Geap em Sergipe, Cristiane Melo, não estaria disponível no momento em virtude de uma reunião. A diretoria esclarece ainda que o órgão não foi notificado oficialmente até o momento.

Amil/ Blue Life

O Portal Infonet tentou entrar em contato com a operadora via telefone e e-mail para levantar mais informações, sem sucesso. Continuamos à disposição através dos contatos (79) 2106 8000 e jornalismo@infonet.com.br

Por Nayara Arêdes e Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 22h para acréscimo de nota da Unimed.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais