População deve ficar atenta ao aparecimento de escorpiões

Ao capturar o animal, a recomendação é coloca-lo em um pote e levar-lo até a secretaria de saúde (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O período de chuvas e as altas temperaturas proporcionam um ambiente favorável para a migração dos escorpiões. Nesse período, os animais saem de suas tocas em busca de locais secos, o que provoca o aparecimento do animal nas áreas urbanas. Em Sergipe nunca foi registrado óbito por picada de escorpião, mas de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a letalidade do animal depende das condições imunológicas de cada pessoa.

“As espécies que ocorrem em Sergipe não tem uma letalidade muito alta, o que não quer dizer que não sejam perigosos, eles são animais peçonhentos, ou seja, animais que têm veneno, e a forma como a pessoa vai reagir a esse veneno vai depender do organismo de cada um. As crianças e os idosos são os que mais correm risco, um por estar com o sistema imunológico em formação e outro em declínio”, explica Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da SES.

Ainda segundo Sidney Sá, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar a proliferação do animal nas residências. “Muitas vezes esses locais são dentro de nossas casas, por isso é preciso que os ralos estejam vedados, porque o esgoto é o principal caminho escolhido pelos escorpiões, vedem as portas. Quem tem material de construção armazenado em casa deve ter cuidado, assim como que mora em casas que tem telhados a mostra ou forro de madeira, esses locais servem como abrigos para escorpiões. Eles também gostam de ficar em sapatos, roupas, então é sempre bom sacudir e vasculhar tudo”, orienta.

Outra dica para evitar a presença dos escorpiões em casa é fazer o controle químico no ambiente, através de dedetização, eliminando assim insetos e baratas. “O controle químico é para combater não o escorpião, mas sua fonte de alimentação, principalmente as baratas. Dessa forma o ambiente fica sem alimento o que não é interessante para o escorpião”, afirma.

Sidney explica que ao se deparar com o escorpião, as pessoas devem ter cuidado no momento de capturar o animal. Os escorpiões devem ser levados para o Centro de Zoonoses, no caso de Aracaju, ou para as secretarias municipais de saúde no resto do estado. A notificação do aparecimento do animal é importante para que ocorra o controle.

“Se for possível capturar, que seja utilizada uma luva ou algo que evite o contato das mãos no animal porque a pessoa pode ser facilmente picada, é preciso ter cuidado. Jogar um pouco de álcool no animal faz com que ele fique adormecido e possa ser feita a captura”, orienta.

No caso de picadas, a orientação da SES é que a vítima procure de imediato a rede pública de saúde, pode ser a unidade básica ou de urgência. Se possível, a vítima leve o animal para identificação da espécie. “Na rede de saúde temos o soro específico para picadas de escorpião, mas é o médico que vai avaliar cada caso, algumas pessoas precisam do soro, outros não apresentam reação nenhuma, tudo vai depender do sistema imunológico”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais