População deve manter cuidados após recuperação da Covid-19

0
Prefeitura de Aracaju alerta sobre importância de manter cuidados após a recuperação da Covid-19 (Foto: PMA)

Apesar do cenário positivo em que aumenta o números de pessoas recuperadas da Covid-19, ainda não há evidências científicas que garantam a total imunidade do vírus, e, portanto, mesmo após a alta médica, os cuidados para evitar o contágio devem se manter.

Medidas como o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos são recomendações essenciais para reduzir a propagação do vírus. “Os cuidados com a higiene também não podem parar. Deve-se continuar com higienização das mãos e evitar o contato com superfícies públicas. O paciente curado não é capaz de transmitir o vírus pelas vias aéreas, mas pode carregar o vírus que se encontra em superfícies contaminadas. Por isso, sempre que chegar em casa é recomendado tomar banho e trocar a roupa”, orienta a coordenadora clínica da Rede de Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Aracaju, a médica Acácia Seixas.

Nos casos em que a pessoa já foi infectada e se encontra de alta da quarentena, a médica sugere que, estando em boas condições de saúde, seja a pessoa mais indicada a realizar as tarefas externas da casa, visto que já teve contato com o vírus. “Uma boa atitude que os pacientes recuperados podem fazer é se oferecer para fazer as compras da família, como também ajudar idosos em atividades do dia a dia”, indica.

E nos casos em que o quadro clínico do paciente agravou, Acácia Seixas explica que em algumas situações esses pacientes necessitam de acompanhamento para reabilitação. “Pacientes que receberam alta, mas ficaram em estado grave durante uma internação prolongada, podem necessitar de acompanhamento com fisioterapeuta e fonoaudiólogo, conforme indicação individualizada”, explica a coordenadora clínica.

Com informações da AAN

Comentários