O povoado Mussuípe, localizado no município de Neópolis, enfrenta um surto de dengue. Foi nesta localidade, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou o primeiro caso de Dengue Hemorrágica de 2015. A vítima foi um jovem de 20 anos identificado como Valdenisson Ramos Santos.
“O surto ocorre somente neste povoado onde registramos o óbito. Houve um aumento na notificação dos casos de Dengue. O município nos informou que registrou 80 casos suspeitos, dos quais, 20 foram confirmados”, explicou a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Sidney reafirma a importância da participação da população na prevenção à dengue. “Em nossas pesquisa, achamos em vários imóveis a presença do mosquito. A gente clama pela população, porque os mosquito está dentro das casas, é nossa responsabilidade combater a proliferação dele”, alerta.
Ações
Para o controle da Dengue, foram enviados para a região de Propriá e Neópolis três supervisores Estaduais que fazem parte do grupo técnico da SES, para coordenar os trabalhos dos agentes de endemias na busca e na destruição dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue e da Febre Chikungunya, respectivamente.
Devido ao alto índice de infestação do mosquito em Neópolis, o Carro Fumacê iniciou um trabalho de quatro ciclos na sede do município e no povoado Mussuípe, onde residia o paciente e o índice de infestação do mosquito é alto. O ciclo de atuação do Carro Fumacê aconteceu no período de 19/01 a 21/01, dando continuidade de 26/01 a 28/01, de 02/02 a 04/02 e de 09/02 a 11/02. Mais dois ciclos serão realizados após o Carnaval nos períodos de 23/02 a 25/02 e de 02/03 a 04/03. Nesses dias, no início da manhã e final da tarde, é preciso que as pessoas abram portas e janelas de suas casas para o inseticida entrar nas residências e matar o mosquito.
Prevenção
Os mosquitos das espécies Aedes se reproduzem de forma semelhante: em água limpa e parada. Para combater essas doenças basta que os reservatórios de água limpa e parada sejam eliminados: as lonas nos quintais, tampas de garrafa, os ralos dos banheiros e demais locais da casa, que não são utilizados diariamente, precisam ser tampados. Além disso, é preciso ficar de olho em pneus, calhas, pratos de vasos de plantas, reservatório de água da geladeira, entre outros, que acumulam água limpa e parada. É importante também não acumular lixo nos quintais e guardar as garrafas com a boca virada para baixo.
Com informações da SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B