(Foto: Ascom SMS) |
Hábitos saudáveis para prevenção do câncer e o autoexame das mamas foram temas de palestra para as trabalhadoras do supermercado GBarbosa no bairro Santos Dumont. O encontro aconteceu na tarde do dia 24 de outubro. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju destacaram o mês Outubro Rosa de prevenção ao câncer.
A palestra foi conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza em parceria com técnicos do Programa de Saúde da Mulher. Durante a ação, o enfermeiro Mouriso Junior tirou dúvidas e orientou mulheres sobre como e com que frequência deve ser feito autoexame das mamas.
“O exame pode ser feito em frente ao espelho e durante o banho. O primeiro passo é observar o bico, a pele e o contorno das mamas. O segundo é tocar com movimentos circulares, apertando suavemente com a ponta dos dedos. Caso sejam notadas alterações como caroços, secreção anormal nos mamilos a pessoa deve buscar orientações de um profissional na unidade de saúde”, explicou o enfermeiro.
Ele acrescentou que autoexame é um cuidado tanto para mulheres que ainda têm ciclo menstrual, como para aquelas que estão passando por menopausa ou que por outros motivos já não menstruam. Sempre uma semana depois da menstruação o autoexame deve ser feito. Para as mulheres que não menstruam o exame deve ser feito pelo menos uma vez a cada mês.
“Mesmo sem apresentar sinais de câncer de mama todas devem uma vez por ano buscar a unidade de saúde para o exame clínico que é rápido simples, ofertado em todas as unidades de saúde da capital”, informou Mouriso Junior.
Outubro Rosa
Até o fim deste mês o Programa de Saúde da Mulher realiza atividades pelo mês Outubro Rosa. A coordenadora do programa, Ana Carolina Miranda, acrescenta que temas como a mamografia, exame clínico das mamas e fatores de risco para o câncer, como a menstruação antes do 12 anos, sedentarismo, histórico familiar de câncer e outros temas são debatidos.
“O objetivo é conscientizar a população feminina sobre o câncer de mama e mostrar que quando diagnosticado no início, o câncer de mama tem cura”, destaca Ana Carolina.
Iluminação cor-de-rosa
Além das ações educativas, outra forma adotada para chamar a atenção da população para as atividades do mês Outubro Rosa, prédios públicos receberam iluminação cor-de-rosa. A USF Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, recebeu a iluminação especial “para que a população lembre, e fique unida na luta contra o câncer de mama”, conclui Ana Carolina Miranda.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B