Prevenção continua mesmo com a dengue sob controle

81% dos focos estão em reservatórios de água (Fotos: Ascom/SMS)

Reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil, o Programa Municipal de Controle da Dengue em Aracaju, tem como destaque várias ações, entre elas a coleta de pneus, visitas domiciliares e força-tarefa.

O trabalho de coleta de pneus é realizado em vários bairros de Aracaju. De lá pra cá, o número de pneus coletados vem aumentando. Em 2007, foram recolhidos 20.587 pneus; em 2011, esse número dobrou. De janeiro a dezembro do ano passado, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde recolheram 53.779 pneus.

“O recolhimento desses pneus é muito importante porque quando são descartados de maneira inadequada,  tornam-se um potencial criadouro do mosquito, pois acumulam facilmente a água ao seu interior. A estratégia evita a proliferação de focos nesses locais, já que os pneus coletados recebem o destino e tratamento adequados”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Visitas domiciliares

As visitas domiciliares dos agentes de endemias também têm papel de destaque na prevenção da doença. Em Aracaju, 286 agentes de endemias realizam este trabalho. Desses, 238 atuam especificamente no controle da dengue. Na semana passada, as equipes ganharam o reforço de mais 21 agentes de endemias da Funesa.

Em 2007, os agentes realizaram 807.754 visitas. No ano passado, esse número saltou para mais de um milhão visitas. Essas visitas garantem orientação dos agentes aos moradores.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue alerta para adoção de rotinas de ações de prevenção dentro de casa. “Esperar apenas pelo agente de saúde não basta. O morador deve continuar adotando as medidas orientadas pelos agentes de saúde. O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti deixou claro que o mosquito tem demonstrado um comportamento domiciliar, já que não foram encontrados focos em terrenos baldios”, explica Taíse Cavalcante.

Os dados do primeiro Levantamento de 2012 mostraram que mais de 80% dos focos estão em lavanderias. Focos em ralos e vasilhames também são encontrados com frequência. Lavar esses locais com bucha e sabão pelo menos duas vezes por semana é a garantia de ficar livre do mosquito.

Força-tarefa

A realização da força-tarefa se destaca por vários motivos. O principal deles é a integração entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Emsurb e a Emurb. Esta parceria leva diversos benefícios à comunidade já que promove a limpeza de áreas externas incentivando o “bota fora” que reduz entulhos e, com isso, os locais de proliferação do mosquito.

Em 2008, foram realizadas 152 ações desse tipo. No ano passado foram 186. “O trabalho da força-tarefa é realizado semanalmente, inclusive aos sábados, o que dá oportunidade dos moradores que trabalham durante a semana de receber a visita dos agentes”, conclui Taíse Cavalcante.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais