Radioterapia: deputados enviarão moção de apelo ao MS

Deputados visitaram a clínica nesta manhã, 27 (Fotos: Portal Infonet)

A clínica tem dois aceleradores lineares para o tratamento de pacientes que precisam do serviço de radiologia

A deputada Maria Mendonça é autora do requerimento 

O oncologista William Eduardo Soares é diretor presidente da Clinrad

Uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) visitaram nesta manhã, 27, as instalações de uma clínica inaugurada recentemente em Aracaju especializada em radioterapia e imagem (Clinradi).

Os deputados pediram ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado, através de um requerimento de autoria da deputada Maria Mendonça, uma alternativa para melhorar o atendimento de pacientes com câncer e que precisam do serviço de radioterapia, mas enfrentam uma série de dificuldades porque os aparelhos do Huse e do Hospital de Cirurgia vivem quebrados.

O requerimento foi aprovado nesta última quarta, 26, a comissão dos deputados foi formada, e em breve será formulado um convênio entre o governo do Estado e a Clinrad, que atualmente só atende ao público privado, para prestar assistência aos pacientes com câncer do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ipesaúde.

"A partir dessa visita nós vamos fazer moção de apelo ao governo do Estado e o legislativo vai enviar a moção de apelo ao Ministério da Saúde para que de fato o SUS e o Ipesaúde possam conveniar com essa clínica. É uma união de forças junto com o governo na sua esfera federal, estadual e municipal para garantir o serviço de radioterapia ao público do SUS", explica a deputada Maria Mendonça.

Com isso, a expectativa, de acordo com a deputada, é que os pacientes que dependem do serviço de radioterapia não tenham mais o tratamento do câncer interrompido por causa de problemas como a quebra dos equipamentos.

"Esse é o propósito do poder legislativo, que os pacientes sejam atendidos e que retornem as suas residências, possam ficar no convívio da família nesse momento de fragilidade, sem precisar irem para outros estados. O poder legislativo garante essa condição através de uma moção de apelo", afirma a parlamentar.

Esperança

O oncologista e diretor presidente da Clinrad, Willian Eduardo Soares, informa que foi justamente com esse sentimento, de atender aos pacientes do SUS, que ele mais os 26 sócios idealizaram a construção da clínica. "O estado de Sergipe realmente está recebendo um belíssimo presente na hora certa porque há uma carência muito grande em radioterapia aqui", diz. De acordo com o médico existem cerca de 300 a 400 pessoas com câncer em Sergipe que precisam do serviço de radioterapia.

"Esses pacientes estão sendo encaminhados para outros estados e o gasto eu acredito que tem sido grande para o Estado de Sergipe porque além de arcar com a despesa do tratamento, tem que custear o transporte, a limentação, acompanhante, hotelaria, etc. Isso sem contar com o desconforto para o paciente e sua família", informa. A Clinrad conta com dois aceleradores lineares, um aparelho de branquiterapia, tomógrafo e  ressonância magnética.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais