Saiba como escolher uma boa escova de dente

A cirurgiã-dentista Anna Tereza Andrade explica como manter a higiene bucal (foto: Arquivo pessoal)

A cirurgiã-dentista Anna Tereza Andrade desmistifica algumas dúvidas comuns quando o assunto é a escova de dente e sua utilidade. Em entrevista ao Portal Infonet, a especialista fala sobre cerdas, modelos, tamanhos e também o que deve ser observado na hora da troca da escova. Confira!

Portal Infonet – Quais as dicas de escovação para uma melhor higienização bucal?
Anna Tereza Andrade – A escovação deve acontecer três vezes ao dia pelo menos: após o café da manhã, depois do almoço e antes de dormir. Essa é a hora mais importante. Para uma higiene bucal completa e eficiente é importante lembrar o uso do fio ou fita dental que será responsável por áreas onde a escova não alcança, ou seja, entre um dente e outro, penetrando suavemente até o sulco gengival. A escovação com creme dental deverá limpar as demais áreas dos dentes, incluindo a língua e a gengiva, permitindo que a mesma se mantenha firme e saudável. Os bochechos com colutórios bucais contendo flúor e sem álcool também são bem-vindos para uma completa higiene bucal. O dentista deve orientar a melhor técnica de higiene bucal de forma personalizada de acordo com a necessidade de cada um.

Infonet- Como escolher uma boa escova? Quais critérios precisam ser levados em conta na hora da escolha?
Anna Andrade
-A escova ideal depende um pouco da realidade e idade de cada paciente e poderá ser sugerido pelo profissional que o atende. Mas de uma forma geral ela deve ser macia e ter uma cabeça pequena p alcançar as áreas mais posteriores.

Infonet- O tamanho da escova pode influenciar durante a escovação?
Anna Andrade
-O tamanho da escova deve ser compatível com o tamanho da cavidade bucal de cada um, para que ela consiga alcançar todas as áreas que precisam ser limpas.

Infonet – A escova de dente elétrica é uma boa opção para a higiene bucal?
Anna Andrade -A escova de dente elétrica é uma boa opção, porém é mais utilizada por pessoas com dificuldades de coordenação motora, para os demais o ideal é a escova tradicional com cerdas macias

Infonet- Os protetores de escova que geralmente vem em alguns modelos são de fato úteis para a preservação das cerdas?
Anna Andrade –Os protetores de cerdas auxiliam na preservação das cerdas e proteção contra os germes dos banheiros. A escova deve ser guardada em local seco e arejado e frequentemente substituída como já falado anteriormente.

Infonet- Qual a duração média do uso de uma escova? Quais sinais a escova pode apresentar que possa indicar uma troca?
Anna Andrade – A duração média de uma escova é entre três e quatro meses. Mas esse tempo pode ser menor a depender da força que se imprime ao escovar os dentes. Uma dica boa é observar a escova por trás e verificar se enxerga as cerdas danificadas, se isso ocorrer é um indicativo da necessidade da troca.

por João Schneider

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais