Saiba o que fazer para evitar picadas de escorpiões

No ano de 2019, foram registrados 814 casos de acidentes por picada de escorpião (Foto: SMS)

Com a elevação da temperatura, o aparecimento de animais peçonhentos também cresce, entre eles os escorpiões. O número de notificações com estes animais é o motivo pelo qual a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça o alerta sobre os cuidados que a população deve adotar para evitar acidentes.

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, no ano de 2019 foram registrados 814 casos de acidentes por picada de escorpião, e, em 2020, foram 602. A partir das notificações, são realizadas visitas, nas quais as equipes avaliam o ambiente para orientar o que está propiciando o aparecimento desses animais e as formas de prevenir os acidentes.

“Nos acidentes considerados leves, a pessoa apresenta inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Os acidentes graves podem provocar vômitos intensos e frequentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque”, explica a gerente do CCZ.

Em 2019, os bairros Santa Maria, Bugio, Santos Dumont, São Conrado e Farolândia foram os que mais registraram casos de picadas por escorpião. Já em 2020, os registros foram mais numerosos nos bairros Santos Dumont, Santa Maria, Industrial, Cidade Nova e América.

Uma das formas de evitar o aparecimento dos escorpiões é diminuir a população de baratas nas residências, uma vez que elas são fonte de alimentação dos escorpiões. Além disso, a gerente informa que os escorpiões, normalmente, ficam em lugares sombreados, escuros e úmidos.

“Outro cuidado primordial para evitar a picada desses animais é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e calçados antes de usá-los. Além disso, não se deve mexer em gavetas, caixas ou sacolas sem antes examiná-las. A picada é a defesa do escorpião e elas são sempre acidentais. É importante ressaltar que ao ser picada, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde”, relata.

Outras medidas podem ser tomadas para evitar escorpiões, como fazer barreiras físicas, conservar o imóvel livre de rachaduras e manter o quintal limpo e ralos devidamente tampados, já que este é a porta de entrada dos escorpiões nos imóveis. Além disso, não se deve deixar madeiras amontoadas e entulhos, pois os escorpiões se abrigam e se reproduzem nestes locais.

“São cuidados relativamente simples, mas que evitam o aparecimento dos peçonhentos. Em casos de acidentes com o escorpião, é recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica e não jogue substâncias químicas, nem amarre a área picada. Dessa forma, a vítima pode receber um tratamento específico e mais eficaz”, complementa Marina Sena.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais