SAMU realizará campanha educativa para prevenir acidentes no Carnaval

A ação ocorrerá nesta quinta-feira, 28 (Foto: SES)

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS)  em mais uma ação educativa do seu Núcleo de Educação Permanente, estarão nesta quinta-feira, 28, em campanha para  prevenir  acidentes de trânsito durante o período de carnaval.

Aproveitando a mobilização, também estarão adesivando veículos com o apelo contra os inúmeros trotes passados para o Serviço, que respondem por cerca de 25% das mais de 4.500 chamadas recebidas  por mês pelo Samu.

As equipes estarão às 6h da quinta-feira, 28, nos cruzamentos dos semáforos que dão acesso à ponte do Shopping Riomar, e às 19 h, na Passarela do Caranguejo, próximo ao Cariri, segundo informou a superintendente do SAMU, Conceição Mendonça, salientando que as orientações educativas serão repassadas para todos os condutores que estiverem transitando com seus veículos nos respectivos pontos.

“A campanha faz parte do Projeto Amigo do SAMU e traz orientações que, se os condutores seguirem, evitarão e/ou diminuirão as consequências dos acidentes que porventura vieram a acontecer.

Aconselhamos o uso do capacete, a não ingestão de bebida alcóolica prá quem for dirigir, a utilização do cinto de segurança e não falar ao telefone enquanto estiver conduzindo qualquer veículo”, disse a superintendente.

Conceição Mendonça destaca a importância da prevenção para as pessoas e para a gestão pública. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),  cada vez mais pessoas,  em todo planeta, morrem no trânsito, alcançando números que passam de um milhão de óbitos, 47 mil só no Brasil, em 2018.  Foram gastos mais de 260 milhões em pacientes internados na rede pública”, informou ela, acrescentando que a cada hora quatro pessoas morrem de acidente de trânsito no país.

Fonte: SES
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais