São Cristóvão divulga programação em alusão ao Janeiro Branco

Programação é divulgada (Foto: Heitor Xavier)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou a programação da campanha Janeiro Branco, com diversas atividades alusivas aos cuidados com a saúde mental. A intenção é mobilizar a população a pensar nas questões envolvendo o tema, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento. A abertura da programação aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia, no Alto da Divinéia, e no decorrer do mês se estenderá para diversos pontos da cidade.

Desde 2014, o mês de janeiro ficou estabelecido como o período para se pensar questões psicológicas. Desta forma, a SMS elaborou uma programação que compreende desde bate-papos até palestras e atividades lúdicas, para que os pacientes com transtornos mentais possam ser atendidos com mais respeito, recepcionados enquanto usuários e assistidos em seus direitos. “Demos início à campanha como plataforma para que as pessoas sejam impulsionadas a pensarem sobre suas vidas, suas condições psicológicas, condições sociais, relacionamentos pessoais e profissionais também, assim como suas crenças, propósitos de vida, emoções e sentimentos. Assim, no CAPS Valter Correia abrimos a campanha com o coral montado pelos usuários e também atividades recreativas. Já no CAPS João Bebe-Água, no Grande Rosa Elze, estaremos em imersão por três dias com nossos profissionais realizando uma atividade de planejamento para 2019”, informou a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Stefanie Silva Vieira.

O Janeiro Branco levará suas atividades para fora dos muros dos CAPS e locais especializados, indo às Unidades Básicas de Saúde, dentro dos bairros. Stefanie Silva Vieira contou que a programação dialogará com a Secretaria Municipal de Educação e também com a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho. “Nossos profissionais estão se articulando para desenvolverem atividades com todos os públicos (crianças, adolescentes e idosos). Como forma de discutirmos a questão da saúde mental, esclarecendo dúvidas, desmistificando tabus”, pontuou.

Rede de Atenção Psicossocial

A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana enfatizou que nos últimos dois anos, a gestão do prefeito Marcos Santana reestruturou toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Cristóvão. “Quando assumimos a gestão encontramos a RAPS totalmente fragilizada. Sem psiquiatras, com um Centro de Atenção Psicossocial CAPS funcionando num ambulatório de uma Unidade Básica de Saúde e o outro CAPS com equipe profissional incompleta e sua estrutura física totalmente precária. Hoje, a RAPS de São Cristovão conta com dois CAPS com equipes de profissionais completas (incluindo psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais dentre outros profissionais), funcionando diariamente das 7h às 17h. Além disso, contamos com unidades de referência para atendimento especializado nas UBS Maria José Figueroa, Massoud Jalali e no Jairo Teixeira de Jesus”, explicou Fernanda.

A secretária ainda pontuou que os pacientes encontram também atendimento psicológico na UBS Mariano Nascimento, no Bairro Rosa Maria. “Além disto, temos também a psicologia compondo a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que através do matriciamento discutimos casos clínicos e implementamos  terapias singulares aos usuários, com o apoio das equipes de Saúde da Família. Tudo para garantir o acesso e a assistência aos pacientes de saúde mental nos níveis de atenção primário e especializado em todo o território municipal”, informou Fernanda.

Programação Janeiro Branco

Dia 09 – Programa Saúde na Escola – Escola Estadual Paulo Sarasate, às 14h.
Dia 10 – Ação de Educação em Saúde – Teatro Saúde Bucal – CAPS João Bebe-Água, às 8h30.
Dia 14 – Ação Intersetorial Saúde e Assistência Social – CRAS Eduardo Gomes para Grupo de Idosos, às 14h.
Dia 16 – Programa Saúde na Escola – Escola Municipal Aracelis Rodrigues, às 14h.
Dia 17 – Dia de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde/ Ação Intersetorial Saúde e Assistência Social – CAPS Valter Correia, às 8h30 e às 14h (respectivamente).
Dia 21 – Ação Intersetorial Saúde e Assistência Social – CAPS Valter Correia, às 14h.
Dia 22 – Ação de Educação em Saúde – Teatro Saúde Bucal – CAPS Valter Correia, às 8h30.
Dia 23 – Programa Saúde na Escola – Escola Municipal Martinho Bravo, às 19h.
Dia 24 – Roda de Conversa – UBS Raimundo Aragão, às 8h30.
Dia 25 – Ação Intersetorial Saúde e Assistência Social – CRAS Eduardo Gomes, para adolescentes, às 14h.
Dia 28 – Passeio à Praia – usuários do CAPS Valter Correia, às 9h.
Dia 29 – Passeio à Praia – usuários do CAPS João Bebe-Água, às 9h.
Dia 30 – Programa Saúde na Escola – Escola Estadual Olga Barreto com equipe CAPS João Bebe-Água, às 14h.
Dia 31 – Mostra de Práticas em Saúde Mental – na Praça da Matriz, manhã e tarde.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais