Saúde bucal da mãe pode provocar parto prematuro, alerta especialista

Bebês também podem ter dentição comprometida (Foto: Ilustrativa/PMA)

Pouca gente sabe, mas é possível cuidar da dentição do bebê antes mesmo do nascimento. Na odontologia existe um procedimento chamado pré-natal odontológico, uma espécie de acompanhamento que orienta as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal, já que isso influencia diretamente na saúde do bebê.

Segundo os especialistas não é nenhum bicho de sete cabeças. São tomados todos os cuidados necessários para garantir o conforto da mãe e evitar, por exemplo, ânsia de vômito. Os tratamentos são seguros e devem ser iniciados a partir do segundo trimestre de gravidez, caso a gestante já possua alguma doença bucal.

Estudos das universidades Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de Elche, na Espanha, apontam uma relação entre a doença periodontal materna (inflamação que afeta a saúde da gengiva) como fator associado ao baixo peso do recém-nascido e até partos prematuros. A relação entre inflamação/infecção periodontal e aumento da possibilidade de parto antes da hora foi confirmada em 60% dos casos analisados.

Naiara: “primeira consulta do bebê tem que ser logo após o nascimento”

Após o nascimento do bebê, os cuidados devem ser mantidos e as consultas com o profissional devem começar antes mesmo do surgimento da primeira dentição. Segundo a cirurgiã-dentista Naiara Rodrigues, “a primeira consulta da criança com o dentista deve ser feita logo após o nascimento. O cuidado odontológico na primeira infância pode prevenir problemas futuros como a cárie, por exemplo,”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, a limpeza da gengiva do bebê pode ser feita na hora do banho, ou após a amamentação e não exige muita técnica, basta ter cuidado para não machucá-lo. “Um paninho limpo molhado ou uma gaze são suficientes para esfregar a gengiva da criança e eliminar os resíduos do leite materno. As dedeiras de silicone desenvolvem o mesmo papel e também podem ser usadas”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais