(Foto: Ascom SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), recebeu representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para discutir a implantação da categorização de bares e restaurantes de Sergipe.
A categorização dos bares e restaurantes consiste em classificar os estabelecimentos de acordo com o cumprimento das normas sanitárias vigentes, principalmente a higiene. Os bares e restaurantes poderão receber uma classificação representada pelas letras A, B e C de acordo com cumprimento da normas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), sendo a letra A a maior nota e a C a menor nota.
De acordo com diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, a categorização difere e não substituiu a licença sanitária. "A categorização é uma ferramenta que serve para orientar o consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados no segmento da gastronomia. Ela possibilita a participação do consumidor no sentido de contribuir com Vigilância Sanitária e com o próprio estabelecimento na melhoria dos serviços", disse Antônio de Pádua Pereira Pombo.
Segundo o diretor, a categorização foi implantada pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como projeto piloto nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. "Esse foi um projeto que está sendo avaliado positivamente pela ANVISA e que vai se tornar uma Política. Sergipe está saindo na frente para melhorar a qualidade dos bares e restaurantes do Estado", afirmou Antônio de Pádua Pereira Pombo.
"A implantação dessa política será feita em parceria com os estabelecimentos e de forma educativa", finalizou o diretor.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B