A aplicação da vacina pentavalente em Sergipe deverá ser normalizada nos próximos dias. É que a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que recebeu na tarde desta sexta-feira, 10, 13 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a SES, a distribuição para os municípios ocorrerá a partir da próxima segunda-feira, dia 13. A vacina, que é fornecida exclusivamente pelo Ministério da Saúde, estava em falta desde o mês de outubro em todo o país. O problema foi noticiado pelo Portal Infonet.
O déficit no estoque de vacina pentavalente também atingiu outros estados. Segundo o Ministério da Saúde, em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mês seguinte, ao solicitar a reposição do produto, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.
Vacina
A vacina pentavalente garante aos bebês proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. A pentavalente é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade.
Por Verlane Estácio
Com informações da SES e da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B