
Sergipe será contemplado com cinco médicos especialistas por meio do programa federal Agora Tem Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde. Os profissionais atuarão na rede pública de saúde a partir de setembro, sendo três direcionados para o município de Lagarto e dois para a capital, Aracaju.
O estado faz parte do grupo de nove unidades da federação do Nordeste que receberão, ao todo, 260 médicos. A região historicamente sofre com a escassez de especialistas, e agora será a mais beneficiada pela iniciativa, que selecionou 501 médicos em sua primeira chamada.
Os profissionais reforçarão o atendimento em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos cuidados especializados e reduzir a necessidade de deslocamento para centros maiores.
O programa contempla 212 municípios distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal. Do total de médicos selecionados, 67% atuarão no interior do país. Além disso, 25,7% irão para áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade; 20% para a Amazônia Legal; e 9% para regiões de fronteira.
A ação faz parte de um edital inédito do Ministério da Saúde, que selecionou exclusivamente médicos especialistas com, em média, 12 anos de experiência para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Eles serão alocados em 258 unidades da rede pública, entre hospitais, policlínicas e centros de diagnóstico.
Durante o anúncio da seleção, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da medida. “Precisamos de iniciativas ousadas como o Mais Médicos Especialistas, que vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento”, afirmou.
A seleção atraiu 993 profissionais, e outros 400 que não foram contemplados nesta primeira etapa permanecem em lista de espera para futuras chamadas.
por João Paulo Schneider
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República